Grupo de Anápolis vai pedalar 20 km para conscientizar população sobre Autismo
Expectativa é que ao menos 125 ciclistas participem, além de pais e portadores do transtorno
Nesta segunda-feira (02) é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, um transtorno que interfere no desenvolvimento da interação, linguagem, comunicação e comportamento social das crianças.
Para explicar melhor sobre os sintomas e diagnóstico do transtorno, que faz parte da vida de aproximadamente 250 anapolinos, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Anápolis (ASPAA) se reunirá, a partir das 19h, no Parque Ipiranga, para a Pedalada da Conscientização.
Ao todo, o percurso da pedalada terá 20 km e contará com a participação de mais 125 ciclistas, além de pais, portadores do Autismo e um trio elétrico.
Vice-presidente da Associação, Janaína Ataíde conta que o objetivo do evento é disseminar informações acerca do transtorno, pois muita gente ainda não entende o que ele é.
” Tem muito autista que não foi diagnosticado e acaba passando desapercebido, sendo considerado mal educado. Vimos cada dia mais o numero crescente de autistas em Anápolis e precisamos ajudar a sociedade a compreender como é o transtorno para que essas pessoas possam ser socializadas, possam trabalhar e ter uma vida normal”, explicou.
Conforme Janaina, qualquer pessoa interessada no assunto é bem vinda para participar do evento, que tem entrada gratuita e classificação livre para todas as idades.
Outras ações
Além da pedalada, a ASPAA fará ainda outros dois grandes eventos durante a semana para comemorar a data.
Uma delas é o Cinema Azul, que exibirá um filme gratuito voltado para os autistas da cidade, na quarta-feira (04), a partir das 14h, no Cineprime, do Anashopping.
A segunda ação ocorre no sábado (07), na Praça Americano do Brasil, das 8h às 12h, onde serão oferecidos atendimentos nas áreas de saúde, estética, fisioterapia, psicologia, além de orientações jurídicas a respeito dos direitos dos portadores de autismo.
No local também haverá ainda emissão de carteirinha do autista que, segundo Janaina, ajuda a garantir os direitos legais e assegurar a igualdade da inclusão social.
Mais informações sobre os eventos estão na página na ASPAA no Facebook.