Governo Federal escolhe Anápolis para participar de projeto inédito com mulheres carentes
Beneficiárias terão apoio psicológico e orientações sobre serviços básicos de saúde, assistência social e assistência jurídica
A Prefeitura de Anápolis recebeu nesta segunda-feira (09) representantes do Governo Federal, que vieram convidar a cidade para participar de um projeto piloto batizado como “Mães Unidas“, que será lançado na próxima quinta (12), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Além de Anápolis, apenas Goiânia e Aparecida de Goiânia foram selecionados e a iniciativa visa fortalecer vínculos e promover saúde e cidadania para mães e filhos desde o período de gestação até que a criança complete dois anos.
O projeto deverá acontecer através do acompanhamento de mães voluntárias e capacitadas, que vão ofertar apoio psicológico e orientações sobre o acesso aos serviços básicos de saúde, assistência social e assistência jurídica.
Essa medida deverá atender mulheres em situação de vulnerabilidade social que estejam grávidas ou que sejam mães beneficiárias do Bolsa Família, de adolescentes e de crianças com deficiências ou síndromes.
“O objetivo é resgatar a dignidade de mães que estão grávidas e que, por muitas vezes, não tem nenhum amparo”, explicou o assessor jurídico da Secretária Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, Carlos Alberto de Oliveira Soares.
As beneficiárias também receberão a Caixa do Bebê, com produtos de higiene e cuidado para as primeiras semanas de vida da criança.