Novo decreto de Roberto define como será a quarentena em Anápolis a partir de agora
Grau de isolamento será definido por semana em escala que vai de leva à grave, de acordo com o avanço da Covid-19 na cidade
Atualizado às 19h47 com mais informações
O novo decreto do prefeito Roberto Naves (PP) com as medidas atualizadas contra a disseminação do coronavírus, em Anápolis, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no início da noite desta segunda-feira (27).
Dividido em 12 protocolos, o documento orienta como cada área na cidade poderá funcionar a partir de agora. Os detalhes podem ser conferidos clicando em cada um dos hiperlinks:
- Protocolo de saúde
- Protocolo de transportes
- Protocolo de construção civil
- Protocolo de alimentação
- Protocolo de higiene
- Protocolo de agropecuário
- Protocolo dos serviços essenciais diversos
- Protocolo de entretenimento/lazer
- Protocolo de aglomerações
- Protocolo dos serviços não essenciais diversos
- Protocolo Geral
- Relação de flexibilização pelo rol da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE)
Status por semana
Como adiantado pelo Portal 6, a Prefeitura de Anápolis recorreu aos parâmetros da matriz de risco do Ministério da Saúde para determinar o nível de quarentena na cidade.
Dividido em leve, moderado e grave, o modelo serve para passar previsibilidade e dividir a responsabilidade do combate à pandemia com toda a sociedade local.
O status leve indica que é baixa a possibilidade do avanço da doença na cidade. Nessa situação, praticamente todos estabelecimentos poderão funcionar desde que observadas as medidas de segurança e distanciamento mínimo entre pessoas.
No moderado, os setores mais propensos a aglomerações terão de paralisar. Significa que o uso dos leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 está aumentando e que, se persistir assim, o sistema público de saúde pode entrar em colapso.
Já no crítico esse grau foi alcançado e o risco de contágio da doença obrigará que todos fiquem em casa.
O status semanal será divulgado toda quinta-feiras pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e passará a valer na segunda-feira seguinte. Nesta semana, a cidade está no grau leve, pois não há ocupação nos leitos de UTI do município reservados para pacientes com Covid-19.
Educação
O novo decreto não contemplou a área da educação. Segundo o prefeito, uma equipe técnica ainda está trabalhando na confecção do documento, que deve ser divulgado ainda nesta semana.
Leia o novo decreto na íntegra clicando aqui.