Rica e adorada, Jaiara completará 73 anos de história e tradição
Bairro é mais importante que muitas cidades e é conhecido por ter pessoas acolhedoras e com orgulho de viver na região
Anápolis tem muito o que comemorar nesta semana, especialmente na região Norte do município.
Pois é lá que está localizada a Vila Jaiara, o bairro mais rico, populoso e, como defendem os moradores, também o mais amado da cidade.
O tradicionalíssimo setor completará 73 anos de história no próximo sábado (21), colecionando marcos históricos nas áreas de tecnologia, desenvolvimento e muita identificação com os locais, por diversas gerações.
História da Jaiara
O bairro foi fundado em 1948 por iniciativa do empresário Luiz Caiado de Godoy, que criou lá a primeira fábrica de tecidos de todo o estado de Goiás.
A escolha por trás do nome pode ser uma surpresa para muitos, pois inicialmente pensaríamos em alguma origem indígena, por conta da pronúncia.
Porém, a Jaiara ganhou este nome após a junção dos nomes dos dois filhos do empreendedor: Jairo e Yara.
Tanto é que, inicialmente, o setor era intitulado “Jayara”, semelhante ao próprio nome do estado, anteriormente chamado de “Goyaz”.
Com o avanço da língua portuguesa, os nomes acabaram sendo atualizados com esse toque de modernidade na troca do “y” pelo “i”.
Hoje em dia
Contudo, não foi só o nome que mudou com o passar do tempo. Na verdade, muito pelo contrário.
A Jaiara nunca parou de crescer desde a fundação, rapidamente se tornando uma referência e sede de diversas empresas importantes, ao ponto de superar até mesmo outros municípios.
E foi justamente esta vocação industrial que fomentou o rápido crescimento da área, que logo abrigou vários outros novos bairros ao redor.
Esse aglomerado deu origem à “Grande Jaiara”, que até hoje corresponde à grande parte da população anapolina.