Este é o tempo máximo que um banho deve durar, segundo vários especialistas

Ficar tempo demais debaixo do chuveiro quente pode desencadear sérios problemas de pele, além de não ser uma prática sustentável

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
Este é o tempo máximo que um banho deve durar, segundo vários especialistas
Uso excessivo de sabão pode danificar a nossa barreira natural das bactérias. (Foto: Armin Rimoldi/Unsplash)

Vamos ser sinceros, os banheiros são os nossos maiores terapeutas, palcos de show, lugar de reflexão e inspiração. Afinal, todo mundo aproveita a hora do banho para fazer essas coisas. Ok, mas você sabe o tempo máximo que um banho deve durar? 

Antes de tudo, precisamos frisar que ficar tempo demais debaixo da água quente pode desencadear sérios problemas de pele. Por exemplo, ressecamento e até queimaduras. Por isso, hidrate seu corpo depois do banho! Além disso, o uso excessivo de sabão pode danificar a nossa barreira natural das bactérias. Sabia dessa? Fique de olho. 

Qual o tempo máximo que um banho deve durar?

Segundo vários especialistas, ficar mais de 10 minutos no chuveiro é um exagero. Logo, a recomendação é um banho por volta dessa faixa de tempo — de 5 a 10 minutos. 

Todavia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) é um pouco mais rigorosa, sugerindo que um banho deve durar no máximo 5 minutos. Isso porque a entidade se preocupa com a saúde e sustentabilidade em termos de recursos como água e energia.

Agora, se considerarmos apenas a higiene pessoal, os especialistas concordam que não deve exceder 10 minutos. Inclusive, excedendo esse tempo, pode-se causar problemas dermatológicos, principalmente se for usada água muito quente. 

Este é o tempo máximo que um banho deve durar, segundo vários especialistas

Tomar banho na água quente demais pode causar problemas na pele. (Foto: Reprodução)

Confira também:

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade