6 sinais de que o sono excessivo que você sente pode ser narcolepsia
Sentir sono durante o dia pode ser comum, entretanto o excesso e a repetição podem esconder uma síndrome mais grave
O sono durante alguns momentos do dia pode ser em decorrência de alguns fatores, como noites mal dormidas e cansaço acumulado. Entretanto, a sonolência diária durante todo o dia pode indicar algo mais grave: narcolepsia.
A síndrome atinge de 25 a 50 pessoas em um universo de 100 mil pessoas. Ela se caracteriza por ser uma enfermidade de ordem neurológica que afeta o sono daqueles que a possuem.
Para que você tenha mais facilidade para entender a doença, preparamos uma lista com alguns dos sintomas que podem indicar o incômodo.
6 sinais de que o sono excessivo que você sente pode ser narcolepsia
1. Sonolência diurna excessiva
Como dito acima, sentir sono durante o dia é normal. Porém, a sonolência excessiva é um sinal que você pode estar com narcolepsia e ainda não sabe. De toda forma, é prudente consultar um neurologista.
2. Episódios repentinos de fraqueza muscular
Não são todos os diagnosticados com a síndrome que possuem esse sintoma, no entanto talvez seja a hora de ir ao médico caso apresente este quadro.
3. Paralisia do sono
A paralisia ocorre quando a pessoa acorda durante o sono, mas não consegue se mexer. Também existem episódios de falta de ar, afogamento, entre outras.
4. Sono noturno fragmentado
Por vezes nós estamos dormindo e ocorre de acordarmos em meio ao sono, no entanto, quando isso ocorre com frequência durante a noite pode ser sinal da enfermidade.
5. Cataplexia
Esse sintoma ocorre quando perdemos de maneira breve o controle voluntário dos nossos músculos do corpo. Em alguns casos podem causar episódios de desmaio.
6. Alucinações hipnagógicas ou hipnopômpicas
As alucinações hipnagógicas se caracterizam por ser de ordem visual e auditiva durante o sono, enquanto as hipnopômpicas podem ocorrer logo após o despertar.
Aviso: Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!