Liberado cadastro para receber dinheiro esquecido no banco; aprenda a fazer
Previsão é de que cerca de R$ 3,9 bilhões sejam devolvidos à população
O Banco Central (BC) anunciou um novo site para quem deseja consultar se tem direito a receber dinheiro esquecido no banco.
O Sistema de Valores a Receber (SVR) estará disponível a partir do dia 14 de fevereiro. A previsão é que neste primeiro momento seja devolvido cerca de R$ 3,9 bilhões a pessoas físicas e jurídicas.
O BC havia lançado em janeiro a consulta pelo Registrato, serviço também utilizado para a consulta de informações financeiras.
Nele é possível ver dados como empréstimos e financiamentos contratados, cheques devolvidos e lista de chaves Pix cadastradas.
Entretanto, por conta do alto número de acessos simultâneos, o site ficou fora do ar.
Liberado cadastro para receber dinheiro esquecido no banco; aprenda a fazer
Para se cadastrar no novo site do Banco Central, é necessário possuir login na plataforma gov.br, entretanto para garantir a segurança no acesso é necessário ter nível de segurança prata ou ouro.
Existem três níveis de segurança dentro da plataforma: bronze, prata e ouro. Todavia, apenas os dois últimos permitem o acesso a serviços públicos de maior segurança.
Para ter acesso ao nível prata, o usuário precisa validar os dados em um internet banking credenciado ou cadastro de biometria facial para conferência de foto nas bases da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
No entanto, para o nível ouro, é necessário mais algumas verificações por parte da plataforma. É exigida a validação pelo aplicativo gov.br para a conferência de foto nas bases da Justiça Eleitoral.
Outra forma de possuir o patamar mais alto, é possuir certificado digital compatível com ICP-Brasil, que funciona como um documento de identidade virtual e permite assinatura digital de documentos.
Após se registrar no nível prata ou ouro, é necessário acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br e usar o CPF ou CNPJ para realizar a consulta.
Caso haja dinheiro a receber você será informado de uma nova data para solicitar o dinheiro disponível, a partir de 07 de março.
No entanto, se o sistema não for acessada na data correta, um novo agendamento deverá ser realizado.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!