Justiça condena Assaí a pagar R$ 30 mil por abordagem violenta a criança negra

Ato 'racista e excessivo' aconteceu em 2019, quando o garoto estava no supermercado acompanhado dos pais

Folhapress Folhapress -
Rede de supermercados Assaí (Foto: Reprodução)Justiça condena Assaí a pagar R$ 30 mil por abordagem violenta a criança negra
Rede de supermercados Assaí (Foto: Reprodução)

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou em segunda instância um mercado da rede Assaí, em Jacarepaguá, a pagar R$ 30 mil por danos morais por uma abordagem de um segurança a uma criança negra.

O caso aconteceu em 2019. Segundo o processo, um segurança do estabelecimento abordou de forma violenta um menino negro de dez anos, que estava na companhia dos pais fazendo compras. A criança ficou com marcas no pescoço e sentiu falta de ar.

Na época, o varejista justificou que o local vinha registrando furtos praticados por crianças e adolescentes.

A empresa já havia sido condenada em primeira instância, mas recorreu. Na decisão da última semana, a desembargadora Andréa Pachá, da 3ª Câmara Cível do Tribunal, afirmou que a abordagem foi racista, excessiva e feriu a Constituição, que prevê a proteção à infância.

Procurado pela reportagem, o Assaí não respondeu se pretende recorrer novamente. Ainda cabe recurso.

Em nota, a empresa afirma que “vem se atualizando e evoluindo continuamente por meio de ações de sensibilização, formação e recrutamento inclusivo, além de procedimentos internos, a exemplo da criação do programa de diversidade e combate à discriminação”.

“O Assaí tem como valores o compromisso, o respeito e a inclusão, entendendo a diversidade como fator de inovação e desenvolvimento socioeconômico. A empresa compreende que há muito trabalho a ser feito ainda na construção de um país e uma sociedade mais inclusivos e respeitosos”, diz em nota.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade