“Não significa o fim da pandemia”, lembra Marcelo Daher sobre abolição de máscaras nas ruas
Em vídeo, infectologista anapolino também alerta sobre riscos em locais de muita aglomeração


Anunciada pelo Prefeito Roberto Naves (PP) nesta terça-feira (15), a iniciativa da Nota Técnica que vai extinguir o uso obrigatório de máscaras em locais abertos em Anápolis já repercute entre especialistas da área da saúde.
Para o infectologista Marcelo Daher, apesar de ser uma conduta lógica, pelo baixo risco de transmissão nesses ambientes, é importante que a população se conscientize que a desobrigação não significa o fim da pandemia.
Segundo o médico, em vídeo enviado ao Portal 6, estar em um local aberto que tenha muitas pessoas próximas, como a região próxima da Estação Central (antigo Terminal Urbano) e do camelódromo, aumenta o risco de transmissão, principalmente para pessoas com comorbidades e idosos.
“Em locais realmente abertos, arejados, com boa circulação de ar, o risco é muito baixo. E no momento que a gente tem um cenário de população altamente vacinada, é permitido fazer isso”, afirmou.
O especialista ainda alerta a população sobre a circulação da variante Ômicron, que possui alta taxa de transmissão e pode agravar, principalmente, o estado de saúde dos infectados com comorbidades.
“Apesar da doença ser mais branda em algumas pessoas, ela pode evoluir de maneira desfavorável, mesmo em pessoas vacinadas”, avisou.
Veja o vídeo enviado pelo infectologista ao Portal 6:
Ver essa foto no Instagram