6 perigos que o pneu careca de um carro guarda e todo motorista deve ficar atento
Descaso com as rodas pode ser uma prática comum entre os condutores que pode gerar multa e, até mesmo, causar acidentes graves


Não cuidar do automóvel pode resultar em fatores que danificam o carro e podem colocar a vida do motorista e dos passageiros em risco. E uma dessas condições, que você precisa ficar atento, é caso tenha algum pneu careca. Pensando nisso, confira a lista de perigos que se pode estar correndo caso não realize a manutenção adequada das rodas.
6 perigos que o pneu careca de um carro guarda e todo motorista deve ficar atento:
1. Aumenta a chance de atolamento
Em primeiro lugar, andar com pneu irregular em terrenos acidentados, como lugares que possuem barro e areia, aumenta a probabilidade de atolamento e terminar com o carro preso no local.
2. Aquaplanagem
Esta situação acontece quando uma camada de água se forma entre os pneus e a pista. Sem os sulcos (que são a parte do pneu que tem o objetivo de drenar a água), o carro fica sem contato com o solo e começa a ‘escorregar’ sem controle.
A aquaplanagem acontece principalmente em trechos bem asfaltados, com declives e planos. Se o condutor estiver acima dos 70 km/h, o risco de acidentes graves é ainda maior.
3. Falta de estabilidade no veículo
A falta de proteção dos pneus carecas também torna a direção do veículo muito mais desconfortável. Quanto mais velocidade, a chance de ocorrer trepidações e barulhos vindos das rodas também aumentam.
4. Infração de trânsito
Rodar com pneus carecas pode resultar em problemas com as leis de trânsito. Por isso, a prática é considerada uma infração grave.
A multa está no valor de R$ 195,23, além de temidos 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor. Caso o veículo seja parado na fiscalização, pode ficar retido até que a situação seja regularizada.
5. Estouro dos pneus
O desgaste excessivo dos pneus pode gerar problemas em todos os eixos mecânicos relacionados as rodas. Rolamentos, amortecedores, freios a disco, tudo isso é colocado em risco.
6. Interfere no alinhamento do veículo
Por fim, os pneus carecas também afetam o alinhamento e balanceamento do carro. Tal fato, por exemplo, exige do condutor mais força ao realizar uma curva.
Este fator favorece a instabilidade e, consequentemente, interfere na segurança do passageiros.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!