Aposentados vão receber 14° salário em 2022? Veja o que já se sabe
Beneficiários estão na expectativa de ter na conta o pagamento do benefício do INSS
Desde 2020, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aguardam ansiosamente pela aprovação do 14° salário.
Porém, muito tempo já se passou desde que o Projeto de Lei n° 4367/2020 foi apresentado e ainda hoje os possíveis beneficiados se perguntam se neste ano poderão enfim comemorar e receber o benefício.
Proposto pelo deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS), a matéria já foi aprovada dentro de algumas comissões internas da Câmara dos Deputados e o esperado é que agora possa ir para votação no Senado Federal.
Se aprovado, aposentados e pensionistas que receberam o 13º salário antecipado em 2020 e 2021 terão direito ao salário extra de cerca de R$ 1.212, podendo ser alterado de acordo com o piso salarial.
Na época, o Governo Federal optou pela antecipação por causa da pandemia, transferindo o benefício de agosto para abril como forma de amenizar os impactos causados na vida daqueles cidadãos que não tiveram acesso a nenhum auxílio financeiro durante o período.
Com a demora para a aprovação do 14º salário, um novo projeto de lei, n° 5.641/2020, chegou a ser apresentado em março de 2021 pelo deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedade), que propôs que o valor do benefício fosse dobrado para os segurados e dependentes até no máximo em 2023.
Os parlamentares defendem que por mais que a medida do adiantamento tenha sido essencial na época, acabou fazendo com que diversos beneficiados ficassem sem a renda extra no final do ano, quando o brasileiro mais precisa.
Aposentados vão receber 14° salário em 2022? Veja o que já se sabe
Por mais que o projeto de lei do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS) tenha feito a previsão de que o 14º salário seria pago aos aposentados e pensionistas do INSS no mês de março de 2022 e 2023, essa não foi e nem deve ser a realidade para este ano.
Acontece que como 2022 é um ano eleitoral, a aprovação de qualquer que seja o projeto com o objetivo de beneficiar a população dificilmente irá acontecer agora.
Por isso, os beneficiados ainda devem aguardar por mais um tempo para ter a completa certeza de que poderão receber o benefício.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e se mantenha sempre muito bem atualizado!