6 hábitos saudáveis excelentes para evitar problemas no fígado
Exercendo cerca de 500 funções no organismo, o fígado é responsável por regular os hormônios e também por metabolizar toda a gordura ingerida
O fígado é responsável por ser o principal agente catalisador de gordura e desintoxicante do corpo. Por isso, exige hábitos saudáveis para que possa manter o bom funcionamento.
Vital para o corpo humano, quando danificado o órgão pode desenvolver uma série de doenças como ascite, cirrose e doença hepática.
Exercendo cerca de 500 funções no organismo, o fígado é responsável por regular os hormônios e também por metabolizar toda a gordura ingerida.
Como certos hábitos podem fazer toda a diferença com a saúde do órgão, separamos alguns para te ajudar com os cuidados.
6 hábitos saudáveis excelentes para evitar problemas no fígado
1. Alimentação rica em nutrientes
Pelas diversas atividades simultâneas que exerce, o fígado necessita de uma grande quantidade de vitaminas e minerais.
Por conta dessa alta demanda do órgão, uma dieta repleta de vegetais, frutas e outros alimentos nutritivos é uma ótima escolha para quem deseja mantê-lo saudável.
2. Fuja do excesso de gordura
Para evitar problemas no fígado é essencial fugir do excesso de gordura. Ou seja, não exagerar no consumo de frituras, margarina, óleos refinados e da gordura animal.
Uma pesquisa realizada no Laboratório de Metabolismo Celular e Regulação Metabólica e publicada na revista Cancer Research identificou que quando o órgão é exposto em grandes quantidades à gordura, ele se torna mais suscetível ao desenvolvimento de câncer.
3. Beba água
Além de evitar as tão temidas pedras nos rins, a água também é excelente para prevenir problemas indesejáveis no fígado.
O consumo de oito a dez copos do líquido por dia contribui para eliminar as toxinas do corpo e com isso, garante a saúde do organismo.
4. Massagem
A massagem na região do fígado e da vesícula biliar é um hábito saudável que contribui para a distribuição de uma maior quantidade de sangue com nutrientes pela área massageada.
5. Exercícios físicos
Além dos mais diversos benefícios para todo o corpo, a prática regular de exercícios físicos também contribui para a prevenção de doenças no fígado.
Isso porque ela permite que ocorra uma alteração no metabolismo do órgão que reduz os níveis do colesterol ruim (LDL), triglicérides e também aumenta o colesterol bom (HDL).
6. Chá verde
O consumo diário de chá verde é uma prática simples e que pode contribuir para o bom funcionamento do seu fígado.
Além de ser uma bebida deliciosa e relaxante, o chá é rico em antioxidantes, que oferecem benefícios ao órgão.
Aviso: Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.