A presença de psicólogas na hora do parto
Outro dia alguém me perguntou o motivo para protocolar um projeto que garanta a presença de psicólogas na hora do parto. Se isso era tarefa de vereador. Durante nossos quase dois anos de mandato na Câmara Municipal de Anápolis apresentamos dezenas de projetos de lei, tentando criar políticas públicas municipais que permaneçam nas próximas décadas e que promovam modificações reais na vida da população.
Um dos nossos projetos diz respeito a presença de psicólogos escolares nas escolas da rede municipal de Anápolis, também tentamos construir uma política municipal de prevenção ao suicídio e promoção da vida. Precisamos construir políticas públicas para promover saúde mental dos mais de 36 mil estudantes da rede municipal e também dos nossos mais de 3 mil professores e profissionais da educação.
Outra frente de trabalho é a defesa dos direitos das mulheres, protocolamos um projeto de lei prevenindo a violência obstétrica nos serviços de parto do município e outro garantindo a presença de profissionais de psicologia nos serviços de pré-parto, parto e pós parto, promovendo atenção psicológica e emocional às parturientes. Essa é uma demanda urgente e o projeto foi protocolado após ouvir dezenas de mulheres e pesquisar sobre o assunto ouvindo especialistas.
Apresentamos ainda a política municipal de incentivo à leitura, tentando avançar no quesito alfabetização plena e capacidade de leitura gradual, desafio ainda maior nas redes de ensino de todo o país após a pandemia. Uma sociedade só avança quando a população tem acesso ao conhecimento científico, tecnológico e cultural de sua época, e isso ocorre por meio da leitura.
Nossa preocupação com a saúde vai além da nossa busca incessante por emendas parlamentares, criamos a Semana Municipal de Saúde na Escola, projeto que se tornou lei e tem como foco a promoção da saúde e a reflexão sobre bem estar biopsicossocial em nossas 108 unidades escolares da rede municipal de ensino.
Seguimos construindo um mandato participativo em diálogo com a UEG, IFG, professores, ativistas culturais e sociedade civil e temos muitos desafios pela frente. Precisamos pensar e planejar Anápolis para a próxima década.
Marcos Carvalho é professor, psicólogo e servidor público federal. Atualmente vereador em Anápolis pelo Partido dos Trabalhadores. Escreve todas às terças-feiras. Siga-o no Instagram.