Descubra o que acontece quando você anda com seu carro na reserva
Rodar com pouco combustível no automóvel pode parecer uma forma de economizar, mas no final das contas o prejuízo pode ser grande


Até para quem não possui um automóvel, com certeza já deve ter ouvido aquela história de que andar com o carro na reserva pode não ser nada bom para o veículo.
Mas afinal de contas, isso realmente é verdade? A resposta é sim e hoje vamos ter boas razões para não fazer isso.
Antes de tudo, nós entendemos que hoje em dia é bem difícil para qualquer brasilerio andar com o tanque de combustível do carro sempre cheio, já que o preço da gasolina ou do etanol está lá nas alturas.
O problema é que, segundo um grupo de especialistas, conduzir o veículo com a gasolina na reserva pode prejudicar a saúde do carro, ou seja, aquilo que parece ser uma economia, no final pode sair bem mais caro para o motorista.
A recomendação é dirigir com o combustível até o último quarto do tanque.

É necessário cuidar e dar atenção para o seu veículo. (Foto: Reprodução)
Afinal, o que acontece quando dirigimos com o carro na reserva?
Segundo especialistas, assim que o veículo mostrar no painel aquele sinal de que precisa abastecer, procure imediatamente um posto de combustível.
Inclusive, quando o carro entra na reserva ele comporta entre cinco e dez litros, o suficiente para encontrar um posto o quanto antes.
Em caso contrário, lutar contra essa reserva, rodando com o carro com pouco combustível, o risco de causar uma pane seca é muito grande!
Isso quer dizer que o motor do veículo para de funcionar, isso inclui também a direção hidráulica e freios também.
E os problemas não para por aí… outros risco é entrar no sistema do automóvel e isso, consequentemente, faz com que o carro não funcione mesmo depois de ter mais combustível.
Além disso, pode acontecer o superaquecimento da bomba elétrica, já que ela é refrigerada pelo próprio combustível.
Sem contar que as sujeiras do fundo do tanque podem entupir os filtros e as bombas.
E para finalizar os problemas, segundo o Código Brasileiro de Trânsito, ficar com o carro parado na rua por falta de combustível é uma infração média.
Por isso, caro leitor, a recomendação é não andar com seu carro na reserva e caso isso for necessário, mantenha o veículo em uma velocidade média entre 60 e 80 km/h e evite freadas bruscas e acelerações.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!