Às vésperas da eleição em Anápolis, perfis no WhatsApp disparam pesquisa eleitoral fake
No falso levantamento, Leandro Ribeiro e Vivian Naves são colocados na liderança de intenções de votos


Há poucas horas das eleições, no final da tarde deste sábado (1°), diversos anapolinos foram surpreendidos com disparo em massa de uma pesquisa eleitoral fake.
Sem indicar qual instituto realizou o levantamento, a mensagem afirma apenas se tratar de uma “pesquisa boca de urna para deputado federal e estadual” realizada nos dias 29 e 30 de setembro.
Se por um lado a pesquisa Direct registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta Rubens Otoni (PT) e Márcio Corrêa (MDB) na liderança para deputado federal na cidade, o disparo em massa coloca Leandro Ribeiro (PP) à frente.
Já na disputa para o cargo estadual, o falso levantamento coloca Vivian Naves (PP) como líder. Na pesquisa Direct, a primeira-dama de Anápolis na verdade ocupa a terceira posição atrás de Antônio Gomide (PT) e Amilton Filho (MDB).
Vale lembrar que estava previsto para ser divulgado neste sábado (1°) um novo levantamento de intenção de votos, encomendado pelo jornal DM Anápolis ao Instituto Lupa.
A Justiça Eleitoral, no entanto, barrou a publicação desta pesquisa por encontrar diversos vícios no questionário. A multa por descumprimento da decisão foi fixada em R$ 50 mil.