5 benefícios que quem não tem multa na carteira de motorista pode receber e não sabe
Medida visa valorizar as boas práticas dos condutores e estimular o respeito às leis de trânsito
Muitos não sabem, mas os motoristas que não contam com multa na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) possuem o direito a diversos benefícios do Governo Federal.
Bonificação foi lançada pelo Ministério da Infraestrutura e acontecerá por meio do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
Também conhecido como Cadastro Positivo de Condutores, o programa foi criado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Sepro) como uma forma de premiar os bons condutores.
A previsão é de que os prêmios comecem a ser liberados já no dia 13 de outubro, fazendo parte das ações da Semana Nacional de Trânsito.
Segundo o Governo Federal, o Cadastro Positivo de Condutores “visa valorizar as boas práticas dos condutores e estimular o respeito às leis de trânsito, trazendo maior segurança para as vias brasileiras”.
5 benefícios que quem não tem multa na carteira de motorista pode receber e não sabe
Os prêmios são voltados para aqueles condutores brasileiros que não receberam nenhuma multa na CNH dentro dos últimos 12 meses.
Para estes motoristas, os benefícios poderão ser concedidos tanto pela União, unidades federativas e municípios, no formato de compensações fiscais ou tarifárias, tanto por empresas privadas, com premiação estipulada pelas mesmas.
Dentre os benefícios estão:
1. Redução nos pedágios;
2. Descontos em estacionamentos;
3. Condições especiais para locação de carros;
4. Descontos na contratação de seguros;
5. Ofertas de cashback e outras vantagens.
Como se cadastrar para receber os benefícios
Os brasileiros interessados em participar podem realizar a inscrição por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), ou por meio do site da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).
Ao escolher a plataforma que deseja utilizar, é preciso fazer o registro, na opção “Condutor”, clicar em “Cadastro Positivo”, selecionar “Autorizar Participação” e por fim, na caixinha “Li e concordo com o termo e condições de autorização”, clicar em “Autorizar”.
Ao terminar o processo de inscrição, a situação continuará aparecendo como “inativo” até o dia 13, quando os prêmios serão enfim liberados.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!