Colesterol alto: 6 alimentos que podem ser perigosos e devem ser evitados
Uma das principais maneiras de evitar os problemas que o colesterol alto pode causar, é mantendo uma alimentação saudável e equilibrada
Quando o assunto é saúde, todos sabem a importância de se manter todos os cuidados possíveis, ainda mais quando a pessoa conta com alguma alteração, como o colesterol alto.
Uma das principais maneiras de se evitar os problemas que a alteração da substância pode causar, é mantendo uma alimentação saudável e equilibrada.
Mas, antes de falarmos sobre os alimentos perigosos, é importante entender que existem dois tipos distintos de colesterol, sendo um bom (HDL) e um ruim (LDL).
Mesmo que um não seja considerado positivo, ambos são essenciais para o organismo, no entanto, é importante que permaneçam em constante equilíbrio.
Quando a substância é encontrada em excesso no corpo, ela pode acarretar no colesterol alto, uma doença silenciosa que pode provocar sérios problemas para a saúde.
Pensando nisso, confira a lista que separamos com alguns alimentos que quando consumidos em excesso, podem representar perigo para quem sofre com a enfermidade.
Colesterol alto: 6 alimentos que podem ser perigosos e devem ser evitados
1. Fast Food
Por mais saboroso que possa ser, o consumo frequente de Fast Food deve ser evitado ao máximo por pessoas que contam com o problema de saúde.
Isso porque para se ter uma ideia, um simples hambúrguer à base de carne das famosas redes conta com cerca de 60 a 150 miligramas de colesterol.
Além disso, os Fast Foods contam com uma grande quantidade de gordura que podem ser prejudiciais para o organismo.
2. Alimentos industrializados
A praticidade dos alimentos industrializados deve ser deixada de lado quando se pensa nos prejuízos que eles podem acabar causando.
Acontece que essas comidas são ricas em gordura, favorecendo assim a possibilidade de se desenvolver graves consequências para a saúde.
3. Frituras
É inegável que alguns alimentos fritos, como batata e pastel, podem ser irresistíveis. Mas, pessoas que sofrem com o diagnóstico devem tomar cuidado.
As altas temperaturas que eles passam durante o processo de fritura acabam fazendo com que enfrentem reações químicas que levam à perda dos benefícios naturais.
Além disso, quando os alimentos são fritos em óleo vegetal, eles contribuem para que as taxas de colesterol ruim aumentem no organismo.
4. Leite integral e derivados
O leite integral e seus derivados costumam estar presentes nos mais diversos preparos culinários, como em bolos, doces e molhos cremosos.
Porém, estes ingredientes são uma grande fonte de gordura saturada, que pode ser prejudicial para quem já luta com o controle do colesterol.
5. Carnes vermelhas gordas
Aquela famosa picanha de churrasco, ou a costelinha, devem ser consumidas com cautela por quem já lida com alterações.
As carnes vermelhas consideradas gordas são ricas em gorduras, que acabam por favorecer a formação de placas ateroscleróticas no interior dos vasos sanguíneos.
6. Manteiga ou margarina
Assim como todos os outros alimentos, a manteiga ou a margarina podem ser consumidas, mas desde que não seja em grandes quantidades.
Ambas apresentam gorduras que fazem com que o LDL, considerado como mau colesterol, aumente, o que pode acarretar prejuízos.
Aviso. Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!