Nova secretaria de Caiado pode levar Márcio Corrêa à Câmara dos Deputados

Criação da pasta específica para o Entorno do Distrito Federal pode movimentar bancada goiana na Casa

Rafael Tomazeti Rafael Tomazeti -
Nova secretaria de Caiado pode levar Márcio Corrêa à Câmara dos Deputados
Márcio Corrêa, pré-candidato a prefeito. (Foto: Divulgação)

A criação da Secretaria do Entorno do Distrito Federal (Sedf) pode abrir espaço para Márcio Corrêa na Câmara dos Deputados. Primeiro suplente do MDB, ele assume o posto se Célio Silveira aceitar a pasta.

O deputado federal reeleito é o mais cotado para o posto. Natural de Luziânia, ele tem base eleitoral no Entorno. O governo vê nele a expertise necessária para um bom relacionamento entre Goiás, DF e a União, principal atribuição da nova secretaria.

Na hipótese de Silveira ser nomeado secretário, Márcio Corrêa automaticamente ocuparia a cadeira dele. O político anapolino foi o 14º mais votado em outubro do ano passado, com 59.829 votos, o que o credenciou como primeiro suplente do MDB.

Nenhum dos dois comenta abertamente a possibilidade e até o entorno deles é tímido e diz que prefere esperar a aprovação da reforma administrativa na Assembleia Legislativa. O texto foi enviado nesta quinta-feira (02), após a posse da nova legislatura.

Dos 17 deputados federais por Goiás, apenas Rubens Otoni tem domicílio eleitoral em Anápolis. Márcio Corrêa seria o segundo nome da cidade na Câmara Federal.

O emedebista foi candidato a prefeito na eleição de 2020 e ficou em terceiro lugar.

Como funcionará a secretaria

A Secretaria do Entorno do Distrito Federal (Sedf), conforme texto da reforma administrativa, será dedicada ao assessoramento dos municípios que integram a região, com a finalidade de tornar mais eficiente o relacionamento entre os entes estadual, distrital e federal, em assuntos que são diretamente interligados.

O Governo de Goiás quer dar atenção especial à região, que é a segunda mais populosa do estado. No ano passado, foi sancionada a lei que criou a Região Metropolitana do Entorno.

Na estrutura da secretaria ficará o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano (Coderme). A principal atribuição é formular projetos com as especificidades que a região exige.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.