Cobra mais letal do Brasil é flagrada dando o bote e deixando veneno; veja
Por pouco, cinegrafista não correu risco de morte, apesar da peçonha ser extremamente perigosa
Uma serpente extremamente perigosa e letal foi flagrada recentemente desferindo um bote certeiro em um cinegrafista e, por pouco, não causou sérios problemas à vida do profissional.
Trata-se da jararaca, responsável por 70% dos ataques envolvendo cobras no Brasil. Essa espécie possui peçonha, é bastante rápida, sorrateira, defensiva e, para piorar, sabe se camuflar perfeitamente nas matas do país.
Na ocasião da gravação, o cinegrafista – que dirige o canal no YouTube ‘Animals’ – estava filmando o réptil e explicando algumas curiosidades sobre, como a etimologia do nome, tamanho médio e costumes.
De acordo com o youtuber, a palavra ‘jararaca’ originou-se da língua Tupi – yara′raka -, que significa “a que agarra e envenena”. Um bote dela pode alcançar até 1,60m, que é o tamanho máximo da espécie já identificado.
Nas imagens, foi possível visualizar a cobra abocanhando o pé do profissional, deixando parte do veneno na bota, além do estrago da presa, feito pela mordida.
A jararaca é uma cobra perigosa, noturna, carnívora e típica em quase todo o território brasileiro. Por isso, é bom ficar atento por onde anda, já que a peçonha dela é capaz de causar necrose e inchaço na região atingida.
Além disso, também pode causar tontura, náusea, vômitos e em alguns casos, a morte por hipovolemia, falência renal e hemorragia intracraniana.