Prefeitura de Goiânia toma séria decisão após encontrar milhares de camisinhas no Bosque dos Buritis
Alteração faz parte de uma das medidas da força-tarefa para limpeza de resíduos descartados ao longo dos últimos meses no local

O acesso a trilhas na área de Preservação Permanente (APP) no Bosque dos Buritis, em Goiânia, só poderá ser feito, a partir de agora, mediante a presença de um guia local.
A medida faz parte de uma operação para limpeza de resíduos, iniciada na quarta-feira (08), pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) em parceria com Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) e a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM).
De acordo com a Amma, durante a força-tarefa, foram retirados mais de 300 quilos de lixo deixados na área de mata do bosque, além de 3 mil unidades de preservativos.
Por esse motivo, a agência decidiu realizar a alteração a fim de garantir a limpeza do ambiente. Com isso, os interessados em fazer trilhas no espaço APP devem fazer um agendamento, por meio do telefone (62) 32244602, para solicitar um guia. O acesso será permitido das 08h às 16h.
As demais áreas do local, como o ambiente de convivência, seguirão normalmente, com livre acesso das 07h até às 22h.
Leia também
- Confira o resultado da Mega Sena 2911 deste sexta-feira (05); prêmio é de R$ 40 milhões
- Anápolis é absolvido pela Justiça e não será rebaixado após jogar com 12 atletas em campo; entenda por quê
- Goiânia pode ter nova tecnologia inteligente para localizar mais de 3,7 mil foragidos da Justiça
- Mulher que deu entrada na Santa Casa de Anápolis com quadro de aborto recebe alta e família revela próximos passos
Em caso de descumprimento da norma, os infratores poderão receber multas, aplicadas pela fiscalização ambiental da Amma, de até R$ 5 mil.
De acordo com a bióloga da Amma, Wanessa de Castro, o acesso junto ao acompanhamento dos guias irá impedir algumas atitudes prejudiciais para com a vegetação.
“O solo é pisoteado, animais que aqui vivem ingerem os resíduos descartados na mata e podem morrer intoxicados. Há, também, riscos de incêndios causados por bitucas de cigarros e inúmeros outros fatores que podem colocar o bosque em risco. A ação é importante para preservação da fauna e flora”, explica.
A Polícia Militar (PM) e a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) também estarão realizando o policiamento na área para impedir crimes como assalto, importunação sexual na mata e tráfico de drogas.