Volume de chuva em Anápolis já superou o estimado para março e excedeu e muito o mesmo mês em 2022

Climatologista da UniEVANGÉLICA explica que, até o dia 20, a previsão é de que pancadas se mantenham constantes

Davi Galvão Davi Galvão -
Volume de chuva em Anápolis já superou o estimado para março e excedeu e muito o mesmo mês em 2022
Pontos alagamento após chuva forte em Anápolis. (Foto: Reprodução/ Twitter @DiegoLaerte)

Ao longo das últimas semanas, tem-se visto um volume de chuvas altamente expressivo na cidade de Anápolis. O que poucos sabem é que, apenas até o dia 17 deste mês, foram registrados 164,2 mm a mais do que o mês de março inteiro de 2022.

É o que revela o climatologista da UniEVANGÉLICA e doutor em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, Eduardo Argolo.

De acordo com o especialista, em março do ano passado Anápolis marcou 99,8 mm de chuva – enquanto que apenas até sexta-feira (17), foram 262 mm.

Segundo o pesquisador, esse alto volume é advindo de um fenômeno conhecido como La Niña, que aqui no Brasil resultou em maiores pancadas no Centro-Oeste.

Eduardo Argolo também explica que, até o dia 20, a previsão é de que pancadas se mantenham constantes. Mas, embora não haja grandes riscos de temporais, caso o tempo esquente durante o fim de semana, as chuvas podem ficar mais intensas.

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade