Saiba o que será feito com material radioativo encontrado dentro de prédio da UFG
Elemento tóxico foi localizado durante trabalho de preparação para uma reforma no edifício


Um material radioativo foi encontrado no Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (IQ/UFG) durante uma inspeção realizada no prédio, na quarta-feira (26). O material não tem utilidade para os técnicos do IQ e será descartado respeitando as normas de segurança.
Em nota enviada à imprensa, a Secretaria de Comunicação (Secom) da universidade informou que o elemento foi localizado pelos técnicos do laboratório, enquanto faziam um trabalho de preparação para uma reforma no prédio.
Apesar da surpresa, o material estava em boas condições de proteção, envolto por uma placa de chumbo, conforme a recomendação técnica para armazenamento.
A substância tóxica foi devidamente separada, seguindo as orientações do Comissão Regional de Ciências Nucleares (CNEN), que realizou uma visita ao local no mesmo dia pela manhã.
Por fim, a universidade destacou que todos os procedimentos estão sendo realizados com a máxima segurança e que não houve qualquer motivo para preocupação.
“A integridade física dos técnicos que tiveram contato com o local, quanto de toda a comunidade UFG está preservada”, concluiu o informe.