6 coisas que uma pessoa pode fazer ao completar 18 anos no Brasil

Idade é bastante sonhada por muitos jovens no país devido aos direitos que acompanham a faixa etária

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
18 anos
(Foto: Ilustração/Josh Sorenson/Pexels)

Ao completar 18 anos no Brasil, uma pessoa adquire diversos direitos e responsabilidades que marcam uma nova fase em sua vida. A marca é considerada uma idade emblemática e é almejada por muitos já que representa a entrada na vida adulta e traz consigo uma série de possibilidades e desafios.

É importante lembrar que, junto com essas oportunidades, também vêm deveres e a necessidade de tomar decisões conscientes. Isso porque a transição para a vida adulta requer maturidade e o desenvolvimento de habilidades para enfrentar os desafios que surgem ao longo do caminho. Então, fica a dica!

6 coisas que uma pessoa pode fazer ao completar 18 anos no Brasil

1. Votar

Apesar das pessoas poderem votar a partir dos 16 anos, é desde os 18 anos que os cidadãos brasileiros têm a obrigação de participar das eleições.

O momento é  importante para exercer a cidadania e contribuir para a escolha dos representantes políticos do país.

2. Dirigir

Um dos direitos que muito jovem sonha em obter ao completar 18 anos no Brasil é o de obter a carteira de motorista e, dessa forma, conseguir uma certa liberdade.

3. Assumir contratos e obrigações

A partir desta faixa etária, uma pessoa pode firmar contratos, como alugar uma casa, abrir uma conta bancária, fazer financiamentos e assumir responsabilidades financeiras.

4. Ingressar no mercado de trabalho

Completar 18 anos significa que uma pessoa está apta a trabalhar legalmente e a receber remuneração por seus serviços. Isso proporciona a oportunidade de conquistar independência financeira e adquirir experiência profissional.

5. Responder judicialmente

Outra coisa que uma pessoa pode fazer ao chegar nesta idade é o de responder judicialmente e plenamente responsável por seus atos perante a lei. Caso cometa algum delito, poderá ser processada e responder judicialmente pelos seus atos.

6. Viajar desacompanhado

Por fim, ao completar 18 anos, não é mais necessário estar acompanhado de um responsável para viajar dentro do país ou para o exterior. Essa liberdade permite explorar novos lugares e vivenciar experiências enriquecedoras.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade