Saiba quem é novo dono de cachorro da PRF que auxiliou cerca de 70 prisões em Goiás
Corporação analisou outros 267 candidatos interessados a ficar com o animal
Após cinco anos de serviços e ter auxiliado na apreensão de mais de 10 toneladas de drogas, o cão Jambo, que atuou na Polícia Rodoviária Federal (PRF), deu início a uma nova fase da vida na manhã desta quinta-feira (30). É que agora ele curtirá o restante da aposentadoria em um novo lar: na casa do chefe de cozinha, Edgar Ferreira Melo, de 30 anos.
Entre 268 candidatos, o profissional foi o escolhido para ser o novo dono do pet, após cumprir alguns dos requisitos solicitados pela PRF para o recebimento do cachorro, como: ter uma propriedade rural próximo de Goiânia e não possuir crianças na residência.
Embora o contato com o novo pet seja recente, o profissional já possui uma certa familiaridade quando o assunto é cuidado com os animais.
Isso porque ele já cuida de outros bichos, como cavalos e cachorros, e até possui conhecimento em treinamentos – fato considerado uma dose extra para a escolha da corporação.
“Ele mexe com cavalo, ele tem cão que ele também treina para a guarda. Ele entende bem e sabe das necessidades do cão, do conforto e da saúde e até a necessidade de fazer a manutenção de um treinamento”, disse o policial rodoviário Maurílio Barbosa Cardoso ao Portal 6.
De acordo com Maurílio a partir de agora, a corporação realizará visitas anuais, em média 1 ou duas vezes, a depender da disponibilidade de tempo do dono e da PRF. “É uma forma de continuarmos prestando homenagem”.
Ao Portal 6, Edgar afirma que ficou sabendo da oportunidade de adoção pelo Instagram e que decidiu se inscrever pela vontade em ter um cachorro policial e de possuir um cão da raça Pastor Belga Malinois, a qual Jambo pertence.
Segundo ele, a ideia é que o animal resida na propriedade rural, localizada em Bonfinópolis – que passa por obras. Enquanto isso, o cão – juntamente com o chefe de cozinha e a esposa – ficarão morando em uma residência em Goiânia.
“Eu acho que o sonho de todo mundo que gosta de cachorro é ter um cachorro policial e assim, a satisfação é tremenda. Mesmo a gente já tendo experiência com o animal é uma novidade. É um cachorro de serviço, que já teve uma atividade específica de faro, mas vai ser bom demais”, conclui Edgar.
Vale destacar que Jambo possui 7 anos e meio e já ajudou a efetuar aproximadamente 70 prisões ao longo da carreira e participou de missões fora das fronteiras do estado já foram realizadas pelo cachorro como no Maranhão (MA), Paraná (PR) e Santa Catarina (SC).
Ver essa foto no Instagram