Passageira fica surpresa ao encontrar bilhete deixado por motorista de aplicativo
Advogada foi sem palavras com mensagem colocada no banco de trás do veículo
Após solicitar um carro da classe UberX no aplicativo de transporte de passageiros mencionado, uma cliente teve uma surpresa inesperada.
A advogada moradora do Rio de Janeiro, Karino Bruno, solicitou uma viagem e foi sem palavras com uma mensagem colocada no banco de trás do veículo.
No papel, o motorista alega que só ligaria o ar-condicionado caso o passageiro fizesse o pagamento de uma taxa extra.
O cartaz fixado cobrava R$ 0,50 centavos a cada quilômetro rodado, com valor mínimo de R$ 5, devendo esta quantia ser quitada por fora do aplicativo por meio de Pix, cartão ou dinheiro.
A mensagem dizia:
“Leia Com Atenção!
Venho por meio deste aviso informar aos senhores passageiros que conforme orientação da empresa UBER o carro (UBER X) não dá direito ao uso do ar condicionado, sendo assim, caso o passageiro queira utilizar o ar peço uma ajuda de R$ 0,50 centavos por km rodado. Valor mínimo de R$ 5,00, valor este que pode ser pago em dinheiro, cartão e PIX. Número do Pix TEL – 021******* Caixa Econômica Federal!
Desde Já Agradeço!”
Afinal, o motorista tem ou não a obrigação de ligar o ar-condicionado?
Em resposta ao portal UOL, a UBER respondeu que “o ar-condicionado faz parte dos requisitos para o cadastro de automóveis na plataforma da Uber, em todas as modalidades de viagens (UberX, Comfort, Black etc.)”
E reforça: “entretanto, não existe obrigatoriedade nem proibição, por parte da Uber, de seu uso durante as viagens, independentemente da modalidade. A temperatura do veículo, assim como outros aspectos como rádio/música, faz parte das preferências de viagem que podem ser combinadas mutuamente entre o motorista parceiro e o usuário para uma viagem confortável para todos”
“Tanto o parceiro quanto o usuário podem cancelar uma viagem e reportar ao suporte caso não se sintam confortáveis com alguma situação, e também contamos com o sistema de avaliação mútua em que a experiência em cada viagem pode ser avaliada por ambas as partes, para tornar as viagens cada vez melhores para toda a comunidade.”, finaliza a empresa