Com larvas e necrose, idoso de Anápolis aguarda há semanas por cirurgia no pé

Tudo começou com apenas um calo seco em um dos dedos, mas acabou evoluindo para um quadro gravíssimo

Samuel Leão Samuel Leão -
Com larvas e necrose, idoso de Anápolis aguarda há semanas por cirurgia no pé
Adolfo aguarda há três semanas por uma amputação, em Anápolis. (Foto: Acervo Pessoal)

O anapolino Adolfo Tadeu, de 69 anos, tem passado por momentos agoniantes e de sofrimento em busca de atendimento médico em Anápolis.

Ele aguarda uma cirurgia para amputar o pé há semanas e, enquanto ela não chega, agoniza e encara a piora do quadro.

Ao Portal 6, Marli Maria da Silva, esposa dele, contou que desde o dia 28 de novembro o idoso sofre com a necrose no pé, buscando ajuda na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Esperança, onde está internado.

“Ele tem um princípio de diabetes e não toma remédio. Tudo começou com um calo seco no quarto dedo do pé, que evoluiu para uma ferida e foi ficando preto. Buscamos ajuda e, se a ação tivesse sido mais rápida, ele poderia ter perdido apenas o dedo”, revelou.

Segundo ela, eles ficaram três dias na UPA e foram para o Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HEANA), onde o médico presente falou que era caso de amputação, os mandando de volta para a outra unidade.

“A regulação disse que colocou na fila, o médico até listou como urgência porque a lesão pode aumentar e até evoluir para óbito. Ele já está também com um quadro de pneumonia, a médica disse que o pulmão dele está com mancha. O pé está tendo até larva”, relatou, preocupada.

Adolfo segue aguardando a cirurgia definitiva, que irá resolver de vez o problema e permitir que ele retorne à rotina habitual. Enquanto isso, Marli segue em vigília, dando cuidados paliativos ao marido.

O Portal 6 tentou contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis (Semusa), nesta segunda-feira (18), para saber detalhes da situação do idoso e o porquê dele não ter passado pela intervenção cirúrgica.

A pasta, porém, não deu nenhum retorno. Apesar do silêncio, às 00h desta terça-feira (19) – algumas horas após a solicitação da reportagem – o paciente foi levado para o Hospital Municipal Alfredo Abrahão, onde aguarda a transferência para Goiânia, que foi anunciada à família para acontecer ainda hoje, mas ainda sem horário marcado.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.