Conheça o fenômeno da “iridescência”, que gerou uma obra de arte nos céus de Anápolis

Ao Portal 6, o climatologista Eduardo Argolo explicou como ocorre a cena que, além de bonita, é muito rara

Samuel Leão Samuel Leão -
Fenômeno é visto em Anápolis. (Foto: Samuel Leão)
Fenômeno é visto em Anápolis. (Foto: Samuel Leão)

Raios de luz, acompanhados de várias cores presentes no arco-íris, rodearam uma nuvem e enfeitaram os céus de Anápolis no final da tarde deste domingo (07).

A cena chamou a atenção e encantou muitos anapolinos que tiveram a sorte de olhar para cima a tempo de acompanhar o momento.

Ao Portal 6, o PhD em Sensoriamento Remoto e climatologista da Estação Meteorológica da UniEVANGÉLICA, Eduardo Argolo, explicou que se trata de um fenômeno raro, que ocorre em diversas partes do mundo e dura pouco tempo.

“Parece se tratar da iridescência ou irização, um fenômeno que ocorre quando pequenas gotículas de água ou cristais de gelo nas nuvens dispersam a luz e criam essas cores brilhantes. É muito bonito”, afirmou.

Portanto, a ocorrência de tal “espetáculo” depende de diversos fatores convergentes, que combinados geram essa bela interação entre luz e água, seja ela líquida ou congelada.

O especialista ainda apontou que o efeito luminoso indica alta umidade do ar, visto que são inúmeras as partículas necessárias para ocasionar a refração da luz de modo visível a olho nu.

Outras ocorrências semelhantes também foram registradas em Goiânia, em janeiro de 2020. Na data, os vídeos tomaram as redes sociais e diversos internautas passaram a conhecer – e admirar – o raro fenômeno.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Portal 6 (@portal6noticias)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade