6 frases que uma pessoa manipuladora costuma usar para se vitimizar
É fundamental estar atento a esses sinais verbais, pois a manipulação é prejudicial
Uma pessoa manipuladora usa estratégias sutis que para controlar e influenciar os outros, e uma das táticas mais comuns é a vitimização.
Algumas frases são comuns no vocabulário desses indivíduos, que procuram se colocar como vítimas da situação, buscando despertar compaixão e solidariedade.
É fundamental estar atento a esses sinais verbais, pois a manipulação é prejudicial e identificar esses padrões de vitimização é o primeiro passo para se proteger.
6 frases que uma pessoa manipuladora costuma usar para se vitimizar
1. Ninguém me entende
Ao expressar a sensação de solidão e falta de compreensão de terceiros, o manipulador busca despertar a empatia dos outros por meio do sentimento de compaixão.
Essa frase sugere que a pessoa está passando por dificuldades incompreensíveis, estimulando a empatia alheia.
2. Eu quero ajudar, mas ninguém valoriza aquilo que faço
Essa afirmação procura gerar culpa e insegurança, fazendo com que os outros se sintam responsáveis pelo suposto sofrimento da pessoa tóxica.
Ao se apresentar como alguém prestativo, o manipulador espera receber apoio e atenção especial, afinal, ninguém desconfia dos “bons samaritanos”.
3. Eu sempre sou injustiçado
A ideia de injustiça é frequentemente usada para criar uma imagem vulnerável e frágil, assim, ele consegue fazer qualquer um agir pelos próprios interesses.
A pessoa manipuladora quer ser reconhecida como alguém que está sempre na mira de situações injustas, buscando assim o apoio e a simpatia dos outros.
4. Ninguém me ama
Ao expressar a falta de afeto, ele visa despertar o desejo dentre os que o cercam, ou seja, o indivíduo quer a todo custo ser o centro das atenções.
Essa frase busca criar a impressão de que a pessoa manipuladora não está recebendo a atenção e o amor que tanto merece, mas será que ela é realmente merecedora de todo esse afeto?
5. Estou cansado, nada dá certo na minha vida
Ao descrever a própria jornada como uma série de desastres, o indivíduo tóxico, pretende gerar piedade por parte dos colegas, afinal, ele acredita que ninguém tem um fardo maior que o dele.
Essa historinha dramática, geralmente é usada para justificar comportamentos ruins, conquistando o apoio e compaixão daqueles ao redor.
6. Ninguém nunca entenderia o que eu passei
Por fim, se tem uma coisa que a vida nos ensina, é que nenhuma experiência é única, e a utilização dessa frase visa estabelecer uma segregação entre as vivências.
Muitas vezes tentando invalidar as experiências dos outros, criando um senso de exclusividade, tornando possível a manipulação.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!