6 hábitos que muita gente tem e podem acelerar a perda de colágeno

Ações recorrentes do dia a dia podem ser um verdadeiro veneno para o seu corpo, deixando a pele menos viçosa

Gabriella Licia Gabriella Licia -
colágeno É seguro dormir ouvindo música no fone de ouvido? Veja a resposta
Ter más noites de sono também pode prejudicar o colágeno. (Foto: Eren Li/Pexels)

O colágeno é uma substância que o corpo humano produz e é responsável pela firmeza da pele, além de manter a aglutinação, tenacidade e plasticidade dos tecidos, além de proteger as articulações. No entanto, existem alguns hábitos que podem acelerar a perda.

Isso porque, com o passar dos anos, a produção diminui gradativamente. Por essa razão, as pessoas mais idosas possuem tantas rugas e peles menos viçosas.

E algumas situações podem intensificar a perda, tornando a textura da pele flácida, além de prejudicar as articulações e demais tecidos. Quer saber quais ações são essas e como não cometer mais o erro?

Então confira a lista abaixo, anote tudo e, caso esteja cometendo alguma, é bom parar imediatamente! Olha só!

6 hábitos que muita gente tem e podem acelerar a perda de colágeno:

1. Exposição excessiva ao sol sem proteção

A exposição prolongada e sem proteção aos raios UV pode danificar as fibras de colágeno da pele, levando à sua manipulação e ao envelhecimento precoce.

2. Tabagismo

Quem tem o costume de fumar também está colocando o colágeno do corpo em xeque. Isso porque o tabaco libera substâncias químicas que danificam o colágeno e a elasticidade da pele, resultando em rugas precoces e perda de elasticidade.

3. Alimentação pouco saudável

Uma dieta rica em açúcares orgânicos, gorduras saturadas e alimentos processados ​​pode contribuir para o enfraquecimento do colágeno na pele. Isso acontece porque esses alimentos causam inflamação no corpo e danos às células.

4. Consumo excessivo de álcool

O consumo excessivo de álcool pode prejudicar a produção de colágeno na pele, além de desidratar o corpo, o que pode afetar negativamente a saúde da pele.

5. Estresse constante

O estresse recorrente é um verdadeiro veneno para o corpo. No entanto, especificamente para pele pode ser ainda pior. Isso se deve ao fato dele libera hormônios como o cortisol, que pode quebrar o colágeno e contribuir para o envelhecimento da pele.

6. Falta de sono adequado

A falta de sono de qualidade pode interferir nos processos de regeneração da pele, incluindo a produção de colágeno, levando a um aspecto mais envelhecido e cansado da pele.

Gostou dessa dica? Então já siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias