Governo Federal abre inscrições para curso de libras gratuito e à distância
Ação visa prover inclusão e melhora no atendimento às pessoas com deficiência auditiva nos serviços turísticos e fomentar conhecimento para interessados na pauta

O Ministério do Turismo (MTur) abriu inscrição para curso gratuito de Libras (Língua Brasileira de Sinais) visando a capacitação e melhora da comunicação para brasileiros e brasileiras que atuam no ramo do turismo.
As inscrições já estão abertas e vão até o dia 1º de julho. Não há limite de vagas. A pasta informa que a ação visa prover inclusão e melhora no atendimento às pessoas com deficiência auditiva nos serviços turísticos.
O curso “Turismo Acessível na Língua Brasileira de Sinais” foi pensado para funcionários de bares, restaurantes, hotéis, pousadas, resorts, parques aquáticos, temáticos, guias, motoristas, empresários do setor de turismo e demais pessoas interessadas.
Criado em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a grade é composta por recursos didáticos, como vídeos, cartilhas, infográficos e e-books educativos.
Dentre os cursos, temos:
1. Surdez e Sociedade.
2. Língua Brasileira de Sinais.
3. Comunicação com Surdos.
4. Alfabeto Manual.
5. Saudações e Sinais de Nome.
6. Tempo e Valores Monetários.
7. Localizações e Meios de Transporte.
8. Informações Turísticas.
9. Equipamentos, Serviços e Atrativos Turísticos para Surdos.
10. Tecnologia Assistiva Auditiva para Pessoas Surdas.
11. Boas Práticas para Atender Clientes com Surdez.
12. Barreiras Comunicacionais.
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Como se inscrever?
Para fazer sua inscrição, basta (CLICAR AQUI). Conforme o Ministério do Turismo, o curso “Turismo Acessível na Língua Brasileira de Sinais” é um curso de extensão com 30 horas de duração e o aluno poderá realizar todos os cursos e obter certificado com carga horária total de 300 horas.
Em entrevista à revista hotéis, o Ministro do Turismo, Celso Sabino, pontua que a comunicação inclusiva no turismo é fundamental para um lazer acessível.
“Precisamos qualificar os profissionais envolvidos e oferecer um atendimento personalizado e eficiente ao turista com deficiência auditiva. O turismo deve ser comprometido com a diversidade e igualdade de acesso, contribuindo para o pleno desfrute turístico desse público”, finaliza.

(Foto: Fernando Frazão / AgÊncia Brasil)
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