7 sinais de que você pode ter mau hálito e não sabe, mas os outros percebem
Existem sinais claros da halitose e identificá-los é essencial para iniciar um tratamento
O problema de mau hálito, também conhecido como halitose, afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, mas muitas vezes, passa despercebido por quem sofre desse incômodo.
Porém, existem sinais claros que apontam o problema, e percebê-los é fundamental para buscar o devido tratamento.
Em um vídeo publicado pela dentista Dra. Anamaria, em seu canal no YouTube, a especialista lista os principais sinais que levam ao diagnóstico da halitose. Leia até o fim e saiba quais são eles.
7 sinais de que você pode ter mau hálito e não sabe, mas os outros percebem
1. Sabor amargo na boca
Seja durante o dia ou no período noturno, sentir um gosto amargo constante pode ser um sinal de mau hálito.
Essa sensação desagradável geralmente é causada por bactérias que se acumulam na boca, produzindo o odor ruim característico da condição.
2. Sentir um gosto ruim sem explicação
Assim como o gosto amargo, sentir um sabor ruim na boca aleatoriamente, que não consegue distinguir, é um sinal claro de halitose.
E mesmo que você não consiga sentir o odor, é provável que as pessoas ao redor já tenham reparado. Para sanar de vez a dúvida, é melhor procurar um dentista.
3. Boca seca
Por incrível que pareça, a boca seca, também conhecida como xerostomia, pode ser um indicador da condição de mau hálito.
A saliva ajuda a manter a boca limpa, eliminando partículas de alimentos e bactérias. Quando a produção de saliva é nula, é um sinal de que algo está errado.
4. Língua branca
A língua na cor branca vai além de simbolizar o mau hálito, afinal, ela é sinal clínico da saburra, uma camada de bactérias composta por restos de alimentos.
Esse é um problema que pode indicar doenças mais sérias e deve ser tratado com profissionais.
5. Gengivite
Embora nem sempre a gengivite indique a halitose, ela pode ser um grande sinal da condição.
O sangramento da gengiva também é um problema comum e os resquícios de sangue podem proliferar bactérias que causam o mau hálito.
6. Tártaro
A presença de placa bacteriana e tártaro nos dentes, além de indicar má higiene bucal, pode levar à halitose.
Essa placa bacteriana, causadora do tártaro, é um acúmulo de germes e bactérias que, se não removida adequadamente, pode causar mau hálito.
7. Infecções dentárias
Por fim, até mesmo dores de dente sem motivo aparente podem indicar uma infecção, que, consequentemente, leva ao mau cheiro.
Caso identifique qualquer um desses sinais, procure imediatamente um profissional de saúde bucal para dar início ao tratamento. Veja o vídeo na íntegra:
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!