Relembre a vez que Anápolis foi ganhadora de competição nacional no programa de Silvio Santos

Embate ocorreu em 1980 e consistia em uma disputa entre municípios do interior do Brasil

Samuel Leão Samuel Leão -
Silvio Santos realizou programa chamado “Cidade x Cidade”. (Foto: Reprodução)
Há cerca de 40 anos, Anápolis conquistou uma vitória em um programa apresentado pelo ex-apresentador e dono do SBT Silvio Santos, que faleceu neste sábado (17). Chamado “Cidade x Cidade”, o programa colocava municípios do interior do Brasil para disputarem entre si, pelo prêmio de uma ambulância zero km. A competição ocorreu quando a emissora ainda acessava o estado pelo sinal da chamada TV Goyá, no canal 4.A batalha testava qual cidade era melhor em conhecimento, força, talento musical e até beleza, avaliando o enfrentamento entre as comissões selecionadas por cada participante. Anápolis enfrentou a cidade fluminense São João do Meriti.

A gravação aconteceu em agosto de 1980, e contou até com uma caravana de torcedores, que foram até os Estúdios Silvio Santos, em São Paulo, para torcer pelos representantes locais.

Programa promovia disputas entre cidades do Brasil. (Foto: Reprodução)

A adversária de Anápolis estava invicta na competição, tendo vencido três programas seguidos. A disputa entre as duas teve como jurados o cabeleireiro Jassa, as atrizes Olga Theim e Maria Izabel de Lisandra e também o humorista Costinha.  Apesar do jogo duro, a representante de Goiás saiu ganhadora. 

Na época, o jornalista e político Haroldo Duarte, falecido em 2012, foi decisivo para a vitória anapolina, sendo o representante intelectual da cidade e acertando diversas perguntas. No entanto, a vitória não foi gratuita, pois, para participar, Anápolis teve que desembolsar cerca de um milhão de cruzados, quantia arrecadada entre promoções e doações de moradores.

Representantes locais ainda presentearam Silvio com um jogo de pedras semipreciosas, lapidadas no Centro de Gemologia do Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), e também com trabalhos dos escultores Loures e Antenor Silva.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.