Entenda por que fumaça de queimadas pode fazer com que energia acabe nas casas

Goiás passa por aumento na quantidade de focos de incêndio, mas poucos sabem que eles também podem ocasionar quedas no fornecimento elétrico

Thiago Alonso Thiago Alonso -
Foco de incêndio próximo da rede elétrica. (Foto: Divulgação/Equatorial)
Foco de incêndio próximo da rede elétrica. (Foto: Divulgação/Equatorial)

Em meio à crise das queimadas em Goiás, a Equatorial Energia, responsável pela distribuição de energia no estado, emitiu um alerta sobre as consequências das cinzas e da fumaça resultantes dos incêndios, que podem impactar diretamente a população.

Entre os problemas mencionados, um em particular ganhou destaque: a interrupção no fornecimento de energia elétrica, que pode ocorrer por diversos motivos relacionados aos incêndios.

Segundo a empresa, a deterioração dos cabos elétricos é uma das principais causas dessas interrupções, já que a fumaça e as fuligens provenientes das queimadas podem danificar as fiações.

Outro problema semelhante afeta os equipamentos instalados nos postes, que são fundamentais para garantir a continuidade do serviço.

“As chamas podem atingir as cruzetas, que são responsáveis por apoiar e organizar os cabos elétricos. Isso pode interromper imediatamente o fornecimento de energia”, explicou Vinicyus Lima, gerente do Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Goiás.

Além das chamas, o calor intenso gerado pela fumaça também pode danificar a rede elétrica, causando prejuízos imediatos ou até mesmo a reduzindo a vida útil dos equipamentos.

Recomendações

Para evitar esses problemas, a Equatorial Goiás emitiu uma série de recomendações visando reduzir os impactos das queimadas no estado.

Entre as orientações, a concessionária destacou a importância de não jogar pontas de cigarro próximo a áreas de vegetação ou às margens de rodovias.

A empresa também alertou sobre o perigo dos incêndios “provocados”, como a queima de lixo doméstico ou o acendimento de fogueiras, especialmente em áreas próximas a redes elétricas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade