6 segredos que os funcionários de shoppings não querem que os clientes saibam

Nesses estabelecimentos, tudo é estrategicamente posicionado para te fazer gastar uma boa grana

Pedro Ribeiro Pedro Ribeiro -
6 segredos que os funcionários de shoppings não querem que os clientes saibam
(Foto: Reprodução/Valter Campanato/Agência Brasil)

Os shoppings são um tipo de estabelecimento que pode gerar algumas dúvidas nos frequentadores e nas pessoas em geral.

A ideia principal é proporcionar aos consumidores uma experiência de compras completa e conveniente, reunindo uma variedade de comércios, como lojas de roupas, eletrônicos, serviços de entretenimento (como cinemas e áreas de lazer) e opções de alimentação.

No entanto, você pode até não saber, mas existem segredos que envolvem os shoppings e a maneira como eles funcionam.

6 segredos que os funcionários de shoppings não querem que os clientes saibam

1. Vitrines podem ser enganosas

Para começar, você precisa estar ciente disso!

Alguns produtos que ficam expostos nas vitrines, são selecionados para parecerem mais atraentes do que as peças que estão em estoque.

Além disso, às vezes, itens expostos estão indisponíveis ou são modelos antigos.

2. Roupas sem etiquetas

Outro segredinho que os funcionários de shopping mantém em segredo.

Com certeza, você já se perguntou o porquê de algumas roupas não terem etiqueta, a resposta é simples: estratégia.

Algumas lojas usam dessa tática para os clientes perguntarem e eles poderem oferecer mais produtos.

3. Movimento noturno

Claro que não dá para se comparar com o fluxo de pessoas durante o dia, mas à noite, os shoppings também ficam na ativa até altas horas da madrugada.

É nesse turno que acontecem reformas na loja, limpeza, trocas de estoque e assim por diante.

4. Escassez

Outro segredo que os funcionários escondem é o fato de usar frases como “oferta por tempo limitado” ou “estoque limitado”.

Essas expressões criam uma sensação de urgência, fazendo com que os clientes sintam a necessidade de comprar o produto imediatamente, com medo de perder a oportunidade.

5. Posicionamento de lojas

Talvez você não tenha prestado atenção, mas lojas essenciais, como farmácias ou supermercados, são colocados em áreas menos acessíveis do shopping.

Isso acontece para fazer com que os clientes sejam obrigados a passar por outras lojas com produtos que podem chamar atenção.

Além disso, dentro das lojas, os produtos mais caros costumam ser colocados à altura dos olhos, enquanto itens de promoção ficam em áreas menos visíveis.

6. Ambiente

Por fim, shoppings investem em iluminação suave, música ambiente e climatização para criar uma experiência confortável e agradável, mantendo os clientes por mais tempo e, consequentemente, aumentando as chances de compras impulsivas.

No entanto, em épocas de grande movimento, como Black Friday, as lojas costumam deixar o som ambiente no volume mais alto.

A intenção é fazer os clientes comprarem e saírem logo da loja.

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