Meteorologista explica fenômeno que mudou a cor do céu de cidade em Goiás

Cidade já está há 140 dias sem chuvas e com a umidade relativa do ar em estado de atenção

Davi Galvão Davi Galvão -
Meteorologista explica fenômeno que mudou a cor do céu de cidade em Goiás
Registro do céu de Jataí na última segunda-feira (09). (Foto: Reprodução/ Tv Anhanguera

Já sem chuvas há mais de 140 dias, os moradores de Jataí experienciaram, na última segunda-feira (09), um fenômeno climático impressionante e parecido com cenas típicas de filmes com características pós-apocalípticas de Hollywood.

Logo cedo, o céu do município estava completamente alaranjado, assustando os habitantes, chegando ao ponto das aulas serem suspensas.

Apesar disso, a explicação não tem nada de sobrenatural ou místico. Conforme a coordenadora do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Elizabete Alves Ferreira, tal fenômeno se deve a um acúmulo de fatores.

“Tem muita poeira suspensa [por conta da falta de chuvas] e aí qualquer vento que ocorre ali já levanta essa fuligem e terra, que ficam suspensos na atmosfera”, pontuou.

Desse modo, quando a radiação solar incide sobre essa camada de poluentes, altera a forma com que o olho humano capta as ondas de luz, indo do espectro azul – que é o habitual – para o mais alaranjado.

Possível melhora

Apesar de estar enfrentando este tempo seco e quente, há a previsão de mudanças para a região, já que, conforme o instituto, há possibilidade de que a região Sudoeste do estado – receba pequena quantidade de chuvas já na noite do próximo domingo (15).

Apesar das precipitações estarem restritas à região Sudoeste, o restante do estado também deve sentir uma melhora considerável na umidade do ar, a partir do mesmo período.

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade