Empresas de Goiânia se tornam destaque e ganham relevância no Brasil e mundo
Tendência fez empreendedorismo pulsar cada vez mais forte na capital, tanto é que mais de 30 mil empresas foram abertas apenas no último ano
Dos 91 anos que Goiânia vai completar nesta quinta-feira (24), a capital viveu várias tendências econômicas, se destacando o comércio e a prestação de serviços, segmentos que impulsionam o surgimento de novas ideias e empreendedores.
Só nos últimos 12 meses (de outubro de 2023 a setembro de 2024), dados da Junta Comercial de Goiás (Juceg) apontam que o Estado registrou a abertura de 38.314 empresas, sendo a maior parte de Goiânia.
E nesse quantitativo, o ramo das franquias tem revelado destaques do empreendedorismo goianienese, sendo um grande celeiro de novos negócios, com personagens da capital tornando as próprias marcas um sucesso no Brasil e no mundo.
Uma delas é a Fast Massagem. A marca foi criada pela enfermeira Mayra Morais e já nasceu como um modelo inovador de franquia, com os diferenciais de ser a primeira do segmento a atender sem hora marcada.
Em um ano, ela atingiu a marca de 10 unidades contratadas, sendo que quatro já estão em operação. A primeira unidade foi vendida no bairro Jardim Goiás, em Goiânia, no segundo dia de funcionamento.
“O sucesso inicial nos surpreendeu, e isso nos deu a confiança para continuar expandindo”, afirma Mayra.
A enfermeira já atuava no segmento de massagens estéticas há 11 anos, e teve duas clínicas antes do negócio, criado ano passado com outros dois sócios.
A empresária atribui parte do crescimento ao desenvolvimento de protocolos exclusivos. “Nossa proposta é transformar a massagem em uma arte, conectando mente e alma”, falou.
Com o crescimento, o desafio para Mayra é manter a qualidade e a inovação do negócio. Ela prevê a abertura de mais unidades da marca em Rio Verde, Goiânia e Aparecida de Goiânia, além de focar em consolidar a marca em nível nacional.
Novas unidades em Santos (SP) e em Brasília (DF) estão com inauguração prevista para o ano que vem. “Estamos sempre desenvolvendo novos protocolos e aprimorando a experiência dos nossos clientes, porque o nosso compromisso é com a excelência”, finaliza.
My Broker Soluções Imobiliárias
Idealizada pelos corretores de imóveis Ronaldo Dantas, Victor Albuquerque e Leandro Batista, a empresa tem 13 anos de trajetória, alcançando em 2023, um volume de vendas de R$ de 2,9 bilhões.
A My Broker passou de uma única unidade para 62, sendo 24 franquias, alcançando outros 11 Estados (além de Goiás) e, agora, inclui no portfólio operações internacionais em Porto (Portugal) e Orlando (EUA). A previsão é chegar a 80 unidades até o fim do ano.
De acordo com Ronaldo Dantas, a ideia das franquias iniciou em 2017 . “Hoje, nós conseguimos estruturar um modelo de transferência de cultura, educação corporativa, investimento em sistema e incentivos para a equipe. Com isso, passamos a nos sentir confortáveis para nos espalharmos como franquia”, comenta.
O empresário aponta que o compromisso com a responsabilidade social é o que o motiva a continuar empreendendo. “Acredito que posso ajudar mais pessoas a realizarem o sonho da casa própria, transformando vidas por meio de negócios imobiliários bem-sucedidos”, diz.
Sobre ter empreendido a partir de Goiânia, ele citou que o processo exigiu inovação contínua e um profundo entendimento das necessidades do mercado, considerando uma concorrência intensa.
Os próximos passos da My Broker incluem o investimento em tecnologia, com o lançamento de um sistema que facilitará a conexão entre clientes e oportunidades de mercado.
Ronaldo aconselha novos empreendedores a buscarem por diferenciais e a se comunicarem claramente sobre a contribuição social que exercem, destacando a importância de ter as pessoas certas ao lado.