Conheça a cidade em Goiás que tem símbolo semelhante ao de Wall Street, em Nova York
Embora longe dos arranha-céus e da agitação de Manhattan, um "boi de ouro" serve como um símbolo da força e da riqueza do agronegócio local
Enquanto Nova York ostenta seu icônico touro de bronze na famosa Wall Street, Anicuns, uma pequena cidade no coração de Goiás, reivindica seu próprio símbolo de prosperidade: um imponente “boi de ouro gigante”. A escultura, situada na entrada da cidade, tornou-se um ponto turístico inesperado, atraindo curiosos e colocando a tranquila Anicuns no mapa.
Embora longe dos arranha-céus e da agitação de Manhattan, o “boi de ouro” serve como um símbolo da força e da riqueza do agronegócio local, que sustenta grande parte da economia da região. Já na Big Apple, o touro de Wall Street é visto como um sinal de otimismo financeiro, um ícone da bolsa de valores.
O material simbólico do boi, que seria o ouro, também remonta aos primórdios da cidade, que surgiu com o mote inicial da exploração do minério ainda no século XVIII.
Conhecida como “A Cidade que Nunca Dorme” por seu frenético ritmo, Nova York contrasta fortemente com o clima tranquilo de Anicuns. Entretanto, a cidade goiana tem seu próprio apelido que parece surgir: “A Pequena Wall Street do Cerrado”.
Ainda que o centro de Anicuns não tenha uma bolsa de valores em plena atividade, os negócios no campo seguem a todo vapor. A diferença é que, ao invés de negociar ativos, ações e moedas internacionais, por lá são negociados arrobas, unidade de medida utilizada para pesar o gado.
Além do boi dourado que rouba a cena na entrada da cidade, Anicuns oferece a seus visitantes a chance de experimentar um estilo de vida mais simples, com apenas 21 mil habitantes, em detrimento dos 8 milhões de Nova York.
Para completar a semelhança entre as cidades, coroada pela estátua, falta apenas a tradição Nova Yorkina, de tirar fotos acariciando os testículos do touro, se tornar também uma prática a ser realizada com o boi de Anicuns.