6 palavras que travam a língua e nem todos os brasileiros conseguem falar corretamente
Seja por causa da sequência de sons ou pelo jeito que a língua precisa se movimentar, elas dão um nó na língua
A língua portuguesa está cheia de desafios, e algumas palavras parecem ter sido feitas para confundir a gente!
Mesmo sendo falantes nativos, muitos brasileiros têm dificuldade em pronunciar certos termos, seja por causa da sequência de sons ou pelo jeito que a língua precisa se movimentar.
Confira 6 palavras que dão um verdadeiro nó na língua:
6 palavras que travam a língua e nem todos os brasileiros conseguem falar corretamente
1. Paralelepípedo
Clássica em qualquer lista de trava-línguas, “paralelepípedo” exige articulação precisa. A sequência de sílabas rápidas e repetitivas deixa muita gente tropeçando na pronúncia.
2. Otorrinolaringologista
Quem precisa se consultar com esse especialista sabe que só o nome do médico já é uma prova de fogo. Com tantas sílabas e sons complicados, não é raro ouvir versões como “otorino” ou “otorrino-larigo”!
3. Inconstitucionalissimamente
Esta é famosa por ser uma das palavras mais longas do português. Apesar de ser rara no dia a dia, sua pronúncia complica pela quantidade de sílabas e a necessidade de falar rápido.
4. Transtornotransportar
A junção de “transtorno” e “transportar” pode parecer simples no papel, mas tente falar rápido! Os sons repetitivos e as consoantes juntas fazem muitos se enrolarem.
5. Meteorologia
Por mais que esteja presente nos noticiários, muitos brasileiros tropeçam na hora de dizer “meteorologia”. É comum ouvir versões simplificadas como “meteoro” ou “metereologia”.
6. Proparoxítona
Mesmo sendo um termo usado para descrever palavras na gramática, sua própria pronúncia é um teste. O som triplo de “pro” pode causar confusão para quem não está acostumado.
Essas palavras são a prova de que o português é cheio de surpresas! E você, consegue falar todas elas sem errar? Que tal treinar e desafiar seus amigos? 😄