Como sujeira e enxurradas podem resultar em incêndio e perda total do veículo

Ao Portal 6, engenheiro e bombeiro explicaram o que pode levar à ocorrência e como evitar que tais incidentes aconteçam

Samuel Leão Samuel Leão -
Como sujeira e enxurradas podem resultar em incêndio e perda total do veículo
Carro explodiu no momento que condutor acionou a chave, ocasionando graves queimaduras no mesmo. (Foto: Reprodução)

Desde o chegada do período chuvoso se tornou também mais presente nos noticiários casos de carros que ficaram completamente destruídos após pegarem fogo espontaneamente. Esse tipo de ocorrência, que pode ser considerada incomum em determinados meses do ano, ganha fatores adicionais com as chuvas.

Ao Portal 6, o técnico em manutenção automotiva, Sérgio Mendes, explicou quais as situações mais comuns ao longo do ano e a potencialização de casos em meio a tempestades.

“Geralmente, os incêndios veiculares estão ligados a problemas na linha de alimentação de combustíveis (mangueiras e conexões) devido ao desgaste pelo tempo de uso, causando vazamentos e possíveis incêndios. Também há ocorrências de incêndios causados por problemas na parte elétrica do veículo, como curtos-circuitos, que podem gerar incêndios”,

Com 30 anos de experiência e 17 à frente das aulas do Senai, Sérgio explicou como a sujeira oriunda da enxurrada pode ser o pontapé inicial para o prejuízo total de um veículo.

“Existe a possibilidade de, após trafegar por pontos de alagamento, ficarem presos próximos ao escapamento ou ao motor, materiais como lixo, pedaços de plástico, papelão ou galhos de árvores. Esses itens, ao secarem devido ao aquecimento do escapamento, podem causar incêndios. Além disso, dependendo do nível do alagamento ou da força da enxurrada, pode haver fragilização das conexões, o que pode provocar vazamentos de combustíveis e, consequentemente, incêndios”, explicou.

Vale lembrar que a água é condutora de eletricidade e que um veículo encharcado, naturalmente, passa a conduzir mais energia por si, sendo isolado do ambiente pelas rodas de borracha. Todavia, esse tipo de condução pode gerar curtos e iniciar incêndios.

Cuidados

Algumas dicas para a prevenção dessas ocorrências são a observação de ruídos incomuns que surgem repentinamente e o cheiro de combustível também, que pode representar um vazamento.

Sérgio ainda disse que já atendeu casos do tipo, em curtos-circuitos que danificaram grande parte do sistema elétrico, além de vazamentos de combustível que causaram princípios de incêndio.

“Manter o veículo revisado, com as manutenções, conexões e parte elétrica em dia, garantindo que tudo esteja funcionando corretamente. Uma manutenção de qualidade, realizada em uma oficina de confiança, é essencial para o bom funcionamento do automóvel. Evitar trafegar por locais alagados ou com forte enxurrada, pois isso pode comprometer o funcionamento do veículo e, principalmente, a segurança dos ocupantes”, orientou.

Prevenção

Em situações de incêndio no veículo, o sub-tenente do Corpo de Bombeiros, Eduardo da Silva, explicou quais devem ser as atitudes do motorista.

“Primeiramente, devo parar o carro em local seguro, de preferência isolado, longe de outros veículos ou de residências, para evitar que o incêndio se espalhe. Devo desligar a chave do motor, se ele ainda estiver funcionando, e sair do veículo. Se a pessoa tiver conhecimento, deve utilizar o extintor do veículo para conter as chamas e, se não tiver, deve solicitar prontamente o socorro do Corpo de Bombeiros, pelo 193”, explicou.

Ele reforça sobre a importância de se trafegar por lugares com enxurradas ou com muitos detritos. “Por exemplo, o escapamento vai de 300 ° C a 800 º  C rapidamente, então, se tiver algum material preso ali, ele pode se incendiar. Portanto, sempre devemos evitar lugares com muitas poças, enchentes e alagamentos e, quando possível, dar uma olhada embaixo do veículo para retirar os materiais”, concluiu.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Portal 6 (@portal6noticias)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias