Essas são as profissões que não poderão mais atuar como MEI a partir de 2025
Apesar de ser uma solução prática para muita gente, nem todas as ocupações podem atuar na modalidade
Com o intuito de tornar o segmento mais formal para os trabalhadores que atuam como MEI (Microempreendedor Individual), diversas profissões deixaram de ser aceitas nessa modalidade.
As mudanças envolvem principalmente o limite de faturamento e as profissões permitidas. Continue lendo para saber mais sobre as alterações!
Essas são as profissões que não poderão mais atuar como MEI a partir de 2025
Apesar de ser uma solução prática para muita gente, nem todas as profissões podem atuar como MEI. Com as mudanças, atividades que exigem formação acadêmica específica e regulamentação em conselhos de classe como médicos, advogados e engenheiros ficam de fora da lista.
Nesses tipos de profissões, há exigências regulatórias e de qualificação que vão além do escopo simplificado que é proposto pelo MEI. Isso acontece principalmente pelas responsabilidades e padrões que precisam ser seguidos nesses tipos de profissões.
Além das restrições relacionadas às profissões, existem situações pessoais que podem impedir o registro como MEI. Aposentados por invalidez, por exemplo, correm o risco de perder esse benefício caso se formalizem como MEI. Da mesma forma, quem recebe o seguro-desemprego pode ter o auxílio suspenso ao optar por se tornar MEI.
Estrangeiros com residência temporária no Brasil também enfrentam obstáculos para se inscrever como MEI. Além disso, é importante que os beneficiários do Bolsa Família fiquem atentos ao aumento de sua renda para não ultrapassarem o limite estabelecido pelo programa, garantindo assim a continuidade do benefício social.
Se gostou desse conteúdo, leia também:
Advogada faz alerta para quem anda de avião com frequência no Brasil
6 frases que jamais devem ser colocadas nos Status de WhatsApp
Alerta do Governo Federal para todos os brasileiros que recebem mais de 2 salários mínimos por mês
Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e nas redes sociais e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!