Saiba quem é o goiano que assumiu ministério no Governo Lula
Troca interina ocorre devido às férias de assessor de confiança do Planalto
O goianiense Olavo Noleto, de 50 anos, atualmente Secretário-Executivo de Relações Institucionais da Presidência da República, foi nomeado interinamente como ministro do Governo Lula, assumindo o comando do Ministério das Relações Institucionais.
Noleto ocupará a pasta durante as férias do titular Alexandre Padilha, por um período de 15 dias. Figura conhecida no Partido dos Trabalhadores (PT) em Goiás, ele já desempenhou funções relevantes durante a administração da ex-presidente Dilma Rousseff.
Como ministro interino, Noleto terá a missão de atuar como interlocutor do Planalto junto a diversos entes federativos, coordenando o chamado Conselhão e fortalecendo as relações institucionais com parlamentares, estados e municípios.
Durante o governo Dilma, Olavo Noleto ocupou cargo semelhante ao atual, ligado à Secretaria de Assuntos Federativos. Fora do Governo Federal, ele também exerceu funções na Prefeitura de Goiânia, em Aparecida de Goiânia e na cidade de Maricá (RJ).
Formado em Gestão Pública, Noleto tentou ser eleito deputado federal pelo PT goiano em 2014, mesmo ano em que Dilma Rousseff foi reeleita para a Presidência. Agora, ele assume o ministério com o desafio de manter o diálogo entre o Planalto e diferentes esferas do poder.