6 mitos sobre saúde que muita gente ainda acredita (beber água com limão é um deles)
Desmistificarmos essas crenças é essencial para adotarmos hábitos saudáveis baseados em evidências científicas
Existem muitas informações a respeito da saúde humana, mas também muitos mitos. Inclusive, esse tipo de circulação de informações falsas acaba confundindo as pessoas sobre o que realmente faz bem ao corpo humano.
Normalmente, essas “ideias erradas” sobre saúde surgem por conta de interpretações erradas ou falta de embasamento científico. Então, reunimos alguns mitos para te ajudar a não cair em fake news.
6 mitos sobre saúde que muita gente ainda acredita (beber água com limão é um deles)
1. Faz mal para os ossos estalar os dedos
Essa é uma história muito reproduzida na infância das pessoas com o intuito de fazer com que elas não desenvolvam o hábito de estalar os dedos. A ciência explica que isso é um mito popular. Estudo da universidade da Califórnia mostrou que: se for feito de forma delicada e leve, sem forçar as articulações, o ato de estalar os dedos não causa nenhum mal.
2. Comer à noite engorda
Os nutricionistas explicam que isso não é verdade. O que importa é avaliar o total de calorias que se ingere em uma alimentação, não o horário em que se consumiu ela. Assim, comer à noite só causa ganho de peso se o consumo de alimentos ultrapassar as necessidades diárias que o corpo humano exige.
3. Usar o celular causa câncer
Muita gente tem acreditado que a radiação dos celulares pode causar câncer. Para te tranquilizar, segundo o instituto oncoguia, até o momento, estudos não encontraram evidências sólidas ligando uso de celulares ao desenvolvimento de câncer em humanos.
4. “Açúcar em excesso causa diabetes”
A endocrinologista do HUAP-UFF, em entrevista ao Ministério da Saúde, reuniu estudos e explicou esse mito. “Apesar de haver fatores externos relacionados ao desenvolvimento de diabetes, fatores genéticos desempenham um papel importante na propensão à doença. O diabetes tipo 2 está frequentemente associado à obesidade, ao envelhecimento e a alterações genéticas que favorecem a resistência à ação da insulina e redução da função das células beta pancreáticas, responsáveis pela produção de insulina. Já o diabetes tipo 1 é causado por destruição autoimune das células beta do pâncreas, o que leva a uma deficiência grave da secreção de insulina”.
5. Beber água com limão emagrece
Segundo os especialistas, não é bem por aí. A água com limão possui diversos benefícios à saúde, estimulando a produção de enzimas digestivas, auxiliando na digestão e podendo ajudar na hidratação e regulação intestinal. No entanto, isso não quer dizer que o líquido auxilia também no processo de emagrecimento.
6. Raspar o cabelo faz ele crescer mais forte e grosso
De acordo com a dermatologista Mariana Andrade Lima, essa sensação não passa de mito. “Quando usamos lâminas como método depilatório, o fio não é removido pela raiz, ele é cortado rente à pele, onde o diâmetro das hastes capilares é maior. Esses fios vão crescer então dessa parte onde foi raspado, dando um aspecto temporário de que se trata de um fio mais espesso, o que não é verdade”, explica em entrevista ao portal Viva Bem.
Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!