Maior que a Finlândia: vídeo mostra como Goiás seria se fosse um país
Suposição feita por internauta apontou que território goiano seria um dos 100 melhores para viver


Se Goiás fosse um país independente, como ele se posicionaria no cenário global? Foi essa a pergunta que um vídeo compartilhado pelo usuário Universo Logado (@universologado) no TikTok buscou responder, reunindo estatísticas sobre o estado e classificando-o dentro de diversos rankings geopolíticos.
O primeiro ponto analisado no vídeo que viralizou foi a extensão territorial. Com 340 mil km², Goiás seria o 64º maior país no mundo, maior que a Finlândia e tendo como único vizinho o Brasil, visto que o estado fica no meio do país, sem saída para o mar.
Em questão populacional, o estado seria maior que a Bulgária, sendo a 103ª nação mais populosa globalmente, com mais de 7 milhões de pessoas.
Também chamou a atenção a posição que Goiás ocuparia no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), em 99ª posição, uma vez que possui uma taxa de IDH considerada alta, de 0.737, indicando a boa qualidade de vida da suposta nação.
Já no aspecto econômico, o estado teria a 91ª melhor economia global, com R$ 318,5 bilhões, estando à frente da Uganda, e o 87º maior PIB per capita, de US$ 7,7 mil, à frente da Macedônia do Norte.
Nos comentários da publicação, os internautas aprovaram a comparação e deixaram o recado: “Não sou brasileiro, sou goiano. Meu país já é Goiás”.