Motorista de aplicativo da categoria X fala sobre polêmica do ar-condicionado: “meu carro, minhas regras”

Trabalhador explicou principais motivações para decisão tomada por ele

Thiago Alonso Thiago Alonso -
Motorista de aplicativo da categoria X fala sobre polêmica do ar-condicionado: “meu carro, minhas regras”
Motorista comentou sobre a polêmica. (Foto: Reprodução/TikTok)

Aplicativos de transporte têm sido cada vez mais usados, seja pela comodidade ou até pela agilidade frente a outros serviços, como ônibus coletivos. No entanto, além de ser somente um meio de locomoção, muitas pessoas utilizam esse serviço pelo conforto.

Por conta disso, algumas plataformas acabam se adequando a esses clientes, como a Uber, que criou a modalidade UberX, onde os carros vêm acompanhados de uma série de requisitos, incluindo o necessário ar-condicionado.

No entanto, foi com essa pauta que um motorista levantou polêmica ao explicar por que ele não utiliza essa função durante as corridas. O vídeo, publicado por Artur Hamilton (@artur_hamilton), já soma mais de 15 mil visualizações no TikTok.

“Meu carro, minhas regras”, disse o motorista de aplicativo. “Em primeiro lugar, não uso [ ar-condicionado] porque não é obrigatório. A Uber exige o ar-condicionado para o cadastro de motorista, mas não obriga o motorista a usá-lo durante as corridas”, completou.

“Nas diretrizes da Uber está bem claro que a Uber espera que os motoristas usem o ar-condicionado durante as corridas. ‘A Uber espera-se’ é uma locução verbal que indica desejo ou expectativa, mas sem a obrigatoriedade, sem a imposição”, pontuou.

Segundo Artur, essas regras são as mesmas para outras empresas de transporte, como a 99, uma vez que o carro é do motorista e não da plataforma.

“O ar-condicionado aumenta o consumo de combustível, então eu prefiro não utilizar, porque eu só trabalho na categoria X”, concluiu.

Nos comentários, seguidores comentaram a situação pra lá de polêmica.

“Sem condições de não ligar o ar, está muito quente. Apesar disso, entendo alguns motoristas que preferem encarar o calor, as tarifas estão tão defasadas que desanimam muito”, disse um internauta.

“Não consigo trabalhar sem o ar-condicionado. Está um calor dos infernos. Ganhando menos ou mais, eu trabalho com conforto, e meu dia fica mais leve”, comentou outro motorista.

“Não é obrigado a ligar o ar-condicionado, mas, como forma de retribuição e resposta a esse tipo de comportamento, sempre retribuo com uma estrela a todos os motoristas que não ligam o ar”, rebateu uma usuária do transporte.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade