Para prevenir trocas, furtos e sequestros, bebês terão biometria colhida nas maternidades em Goiás

Recém-nascidos também sairão da maternidade com o protocolo de requerimento do RG Nacional

Davi Galvão Davi Galvão -
bebê
Foto mostra uma mão de bebê ao redor de um dedo. (Foto: Ilustração/Pixabay)

A Polícia Civil de Goiás lançou um projeto-piloto que propõe a coleta de biometria de recém-nascidos ainda enquanto estiverem nas maternidades do estado.

A iniciativa foi apresentada durante o Workshop de Identificação Neonatal Goiás, realizado na última sexta-feira (21), pela Superintendência de Identificação Humana (SIH). O objetivo é aumentar a segurança infantil e prevenir crimes como trocas, furtos e sequestros de bebês.

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes será a primeira unidade a testar o sistema, que deve ser expandido para todas as maternidades estaduais até outubro deste ano, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

O procedimento consiste na coleta das impressões biométricas do recém-nascido e da mãe ainda na sala de parto, seguida por uma nova coleta na alta hospitalar. O método reforça a autenticidade da identificação desde o nascimento e garante um controle rigoroso da identidade do bebê.

Além disso, os recém-nascidos já sairão da maternidade com o protocolo de requerimento do RG Nacional, permitindo o acesso a serviços públicos desde os primeiros dias de vida.

Davi Galvão

Davi Galvão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Atua como repórter no Portal 6, com base em Anápolis, mas atento aos principais acontecimentos do cotidiano em todo o estado de Goiás. Produz reportagens que informam, orientam e traduzem os fatos que impactam diretamente a vida da população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade