Conheça Ediane Nunes, primeira mulher a assumir a segurança direta do presidente do TJGO

1ª tenente acredita que a nomeação reflete um compromisso institucional com a igualdade de gênero

Davi Galvão Davi Galvão -
1ª tenente Ediane Nunes Macedo
1ª tenente Ediane Nunes Macedo é a primeira policial feminina a assumir o cargo. (Foto: Divulgação)

Pela primeira vez, uma policial militar feminina assume a coordenação da segurança do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). A 1ª tenente Ediane Nunes Macedo foi nomeada Ajudante de Ordens da Presidência, tornando-se a primeira mulher a ocupar essa função estratégica na segurança institucional do Judiciário goiano.

A mudança representa um avanço significativo em um setor tradicionalmente masculino. Além disso, o Gabinete Militar do TJGO também conta com maioria feminina entre seus oficiais, um cenário pouco comum na segurança pública. Para o presidente do tribunal, desembargador Leandro Crispim, esse novo perfil da equipe é um marco para a equidade de gênero na instituição.

“É importante citar que temos hoje uma policial militar feminina como Ajudante de Ordens da Presidência. Ela é a primeira a exercer essa função de coordenar e chefiar a segurança aproximada do chefe do Poder Judiciário. A predominância feminina no Gabinete Militar é um avanço na representatividade dentro da segurança pública”, afirmou Crispim.

Com mais de duas décadas de experiência na PMGO, a 1ª tenente acredita que a nomeação reflete um compromisso institucional com a igualdade de gênero em um ambiente historicamente dominado por homens.

“É incomum e, a meu ver, demonstra a preocupação do presidente do TJGO com a equidade de gênero. Me sinto honrada, tenho plena noção da grandeza dessa responsabilidade, mas sei que sou capaz, como qualquer outra mulher o é, desde que devidamente preparada e comprometida com tamanha missão”, destacou.

A subchefe do Gabinete Militar do TJGO, major Landim, também ressaltou a relevância dessa mudança. “Agradecemos imensamente o reconhecimento e o espaço concedido pelo Tribunal para destacar a atuação das oficiais que integram, em maioria, o corpo técnico do Gabinete Militar. Essa configuração reflete a confiança da nova gestão na nossa qualificação e competência”, disse.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
+ Notícias