Monique Evelle indica como consolidar marca em evento realizado pelo Portal 6 e UOL
Durante apresentação, profissional destacou alguns pilares que devem ser observados pelo empreendedor


Durante o Empreenda Digital 2025, evento realizado pelo Portal 6 e UOL, na última quarta-feira (28), a especialista em inovação e uma das principais referências sobre crescimento estratégico com propósito, Monique Evelle, repassou diversas dicas sobre o tema “Construção de marca para gerar negócios no digital”.
Eleita pela Forbes Under 30, a profissional abordou como pequenos e médios empreendedores podem usar a tecnologia, os dados e o posicionamento digital para vender mais, se comunicar com mais autoridade e crescer além do território.
Já nos primeiros minutos de apresentação, a palestrante questiona: “Como construir uma marca em tempos de performance?”. Ela explica que as empresas enfrentam uma era em que a performance se torna um dos principais focos, devido ao consumo exacerbado de plataformas como TikTok, Instagram e outras redes. No entanto, reflete que esse fator, por si só, não garante consolidação.
“A gente fica muito focado em performance, o tempo todo. Quantos cliques, quantos views, quantos likes… Marca é muito diferente de performance e a gente tem que saber”, destaca.
Para alcançar uma marca relevante, ela aponta cinco pilares que são analisados pelo público: relevância, elasticidade, preferência, força de marca e identificação. Todos esses são, para ela, pontos que diferenciam marca de performance e que devem ser observados pelo empreendedor, dentro de um cenário marcado pela polarização social, fake news, mudanças climáticas e cybersegurança.
O avanço para conquistar legitimidade é tratado por ela em uma simples palavra: EVELLE. A palavra, que corresponde ao seu nome, é, na verdade, um acrônimo que representa aspectos que o empreendedor precisa desenvolver para alcançar estabilidade: lealdade, essência, estratégia de monetização, visibilidade, legitimidade e evolução contínua.
Durante a palestra, Monique destaca a necessidade do desenvolvimento de uma liderança de pensamento — pessoas que não apenas têm opiniões próprias, mas que apresentam insights baseados em experiência e conhecimento profundos sobre o tema — alinhando isso aos objetivos de negócios estabelecidos pelo empreendedor.
“Não adianta a gente construir marca sem estar alinhado com os objetivos de negócios, porque você não vai saber metrificar, se saiu de quanto para quanto”, refletiu.
No final da apresentação, ela orienta os profissionais a compartilharem suas experiências de negócios, seja nas redes sociais ou com outros profissionais, para aumentar a credibilidade.
“Não é do dia para a noite […] Você não vai ter resultado daquilo que você nunca construiu. Não é só talento, mas também método, técnicas… Tenha talento e tenha intuição, que é sua bagagem, aquilo que você já viu e sabe que não precisa mais passar. […] Coloque dinheiro e tempo naquilo que funciona”, diz.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias!