6 comidas que muitos brasileiros recusam sem pensar duas vezes

Sabores amargos, texturas intensas e heranças regionais

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
6 produtos que os goianos amam comprar no mercado e não tem em outro estado
(Foto: Reprodução/YouTube)

Quantas vezes você torceu o nariz para um prato e fechou os olhos antes de experimentar? Pois saiba que, em todo Brasil, há alimentos tradicionais que despertam bom gosto, ou repulsa instantânea.

Listamos seis ingredientes típicos que muitas pessoas rejeitam sem pensar duas vezes. Sabores amargos, texturas intensas e heranças regionais: uma rota gastronômica que revela medos, preconceitos e fascínios pela culinária nacional.

6 comidas que muitos brasileiros recusam sem pensar duas vezes

1. Jiló

Bem conhecido, mas quase sempre recusado.

O jiló é herança da culinária caipira e de forte presença em feiras e pratos do interior.

Seu sabor amargo afasta muitos, especialmente crianças e jovens urbanos. Estudos de preferência alimentar apontam que crianças têm intensa aversão ao amargo, explicando por que o jiló é frequentemente rejeitado nos lares brasileiros.

2. Guariroba

Palmito do cerrado, conhecido pelo seu amargor marcante.

Muito usado em Goiás, em pratos como o empadão goiano e saladas regionais, ganha fama de “amargo demais” entre quem não é acostumado. No Reddit, um goiano afirma:

“Não gosto: […] guariroba (um palmito muito amargo).”

3. Jurubeba

Erva típica do Centro-Oeste, consumida principalmente na forma de chá ou conserva com cachaça, a famosa “cachaça de jurubeba”.

Seu sabor ácido e amargo causa espanto à primeira vista. No Reddit, usuários estranharam até sugestões de pão com jurubeba:

“Que caralhos é jurubeba? Parece ervilha mutante”.

4. Pequi

Fruto tradicional de Goiás e Tocantins, usado em arroz e galinhada.

Seu aroma forte e gosto marcante dividem opiniões, enquanto muitos amam, outros relatam náuseas: “arroz com pequi me dá ânsia de vômito.”

5. Ora-pro-nóbis e taioba

Verduras rústicas do interior, presentes na culinária caipira (quibebe, angu).

Ou se ama, por seu sabor herbáceo e textura firme, ou se rejeita veementemente.

6. Tucupi / jambu

Da culinária amazônica, ingrediente base de pratos como pato no tucupi e tacacá.

O tucupi tem sabor azedo/fermentado, o jambu causa formigamento na boca. Para quem não cresceu com isso, pode ser intenso demais. Relatos históricos e estudos apontam que essas comidas provocam reações sensoriais fortes.

Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de todas as notícias e curiosidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade