Truque japonês para gastar menos água na hora de lavar louça
Um truque japonês simples, mas poderoso, promete reduzir o uso de água em até 30%

Lavar louça no dia a dia costuma demandar muito tempo, esforço e, principalmente, o uso desenfreado de um recurso essencial: a água.
Em tempos de valorizar o consumo consciente e buscar práticas sustentáveis, adotar métodos eficientes faz toda a diferença.
Um truque japonês simples, mas poderoso, promete reduzir o uso de água em até 30%, sem recorrer a produtos químicos agressivos.
Truque japonês para gastar menos água na hora de lavar louça
A estrela dessa técnica é o tawashi, uma esponja tradicional japonesa feita de fibras naturais (como palmeira) ou recicladas.
A estratégia é clara: abandonar a esponja e o detergente comuns e utilizar somente o tawashi com água quente.
A combinação da temperatura elevada com fricção firme limpa a louça de forma eficaz, dispensando químicos e evitando desperdícios.
Esse método consiste em encher a pia ou uma bacia com água quente, o suficiente para cobrir parte das peças na hora de lavar louça, e esfregar cada item com o tawashi.
A solução aquecida ajuda a dissolver gorduras naturalmente, sem espuma e sem necessidade de enxágue excessivo.
Leia também
- Motoristas devem ficar atentos à nova regra do espelho que está em vigor no país
- Receita Federal vai começar a notificar adultos que moram com os pais no Brasil
- O lado correto de usar papel alumínio, segundo as fabricantes
- Os signos que estão no caminho para a vida sempre sonhada e vão calar a boca de muitos invejosos
Essa abordagem não só economiza até 30% de água, mas também reduz a exposição a resíduos de detergente no ambiente e na sua pele.
Nos casos de gorduras mais difíceis, é possível adicionar ingredientes naturais, como vinagre ou bicarbonato de sódio, diretamente sobre a louça antes da lavagem.
O tawashi tem durabilidade superior em comparação com as esponjas comuns, pois é feito de fibras resistentes que podem durar meses, evitando o surgimento de mofo e prolongando seu uso.
Além disso, versões de fibras vegetais são biodegradáveis, reduzindo significativamente o lixo doméstico.
Ainda que essa técnica seja eficaz para a maioria dos utensílios, em situações de sujeira muito pesada, como panelas engorduradas ou assadeiras, talvez seja necessário usar um pouco de detergente ou uma escovinha apropriada.
Adotar esse truque japonês na rotina de lavar louça transforma a prática em algo mais consciente, com menos desperdício de água, sem agressão química e com economia de tempo e dinheiro.
Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de todas as notícias e curiosidades!