Estudantes da UFMG denunciam terem sido abandonados pelo DCE em Goiânia
Situação aconteceu após o final do evento, no último domingo (20), e causou revolta entre os universitários


Após o 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE), diversos estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) utilizaram as redes sociais para denunciar terem sido abandonados na Universidade Federal de Goiás (UFG) pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMG.
A situação aconteceu após o final do evento, no último domingo (20), e causou revolta entre os universitários, que utilizaram o perfil do Coletivo Juntos, no Instagram, para formalizar a denúncia.
“Mesmo com o ônibus cheio de vagas, eles preferiram nos deixar aqui. A gente veio para o congresso da UNE, o que está acontecendo é um absurdo. O DCE paga o ônibus com o dinheiro público, isso é dinheiro do estudantes, e é um absurdo que se negue a entrada dos estudantes e a volta para a nossa casa”, expressou Grazi, estudante de Ciências Sociais.
Na legenda do vídeo, ainda consta que haviam 19 vagas disponíveis no ônibus para o retorno, sendo que os jovens alegam ser um grupo de apenas nove pessoas.
O registro foi feito em um dos pátios da UFG, onde os jovens estavam acampados. No Instagram, o DCE da UFMG publicou uma nota de esclarecimento, apontando que o suposto abandono, na realidade, se deu pela falta de registro na lista de passageiros, exigida pela Agência Nacional de Trânsito e Transportes (ANTT).
Segundo a direção, muitos alunos foram até o evento com vagas “cedidas” por outro movimento, sem saber como retornariam para Belo Horizonte, visto que não estavam formalmente registrados na lista. Por fim, foi apontado que o movimento Juntos é o próprio responsável pela delegação ter ficado em Goiânia, por não ter garantido as passagens de volta aos integrantes.
RÁPIDAS EXPRESS ‼️ Estudantes da UFMG denunciam terem sido abandonados pelo DCE em Goiânia
Leia: https://t.co/8cwRVtBKiG pic.twitter.com/98y7J6ks5J
— Portal 6 (@portal6noticias) July 23, 2025